Simples e naturais! 5 dicas da naturopatia para acabar com o estresse

Publicado:


SAÚDE MENTAL

O naturopata Áureo Augusto oferece práticas naturais para trazer leveza ao cotidiano

Práticas naturais podem ajudar a lidar com o estresse do dia a dia

Práticas naturais podem ajudar a lidar com o estresse do dia a dia. Foto: Reprodução | Internet

Com a crescente conscientização sobre saúde mental, muitas pessoas buscam por maneiras acessíveis de cuidar de si mesmas. O aumento do estresse tem gerado preocupações, já que é um dos principais fatores que contribuem para quadros de ansiedade e depressão. Dados indicam que, em 2024, quase 500 mil trabalhadores se afastaram por transtornos mentais, o maior número em uma década, segundo o Ministério da Previdência Social.

Áureo Augusto, naturopata com mais de 40 anos de experiência na região do Vale do Capão, compartilha cinco práticas que podem ajudar a aliviar a pressão do dia a dia e promover uma sensação de leveza.

1. Invista em uma Alimentação Natural e Integral

Uma dieta rica em frutas, legumes e grãos integrais fortalece a microbiota intestinal. Segundo Áureo, um equilíbrio nessa microbiota pode resultar na produção de substâncias como a serotonina, que ajuda a estabilizar o humor e a diminuir a ansiedade.

2. Pratique a Respiração Consciente

Exercícios de respiração podem trazer calma e presença ao momento. Respirar de forma consciente é uma técnica acessível que ajuda a controlar a ansiedade, muitas vezes ligada ao medo do futuro.

3. Utilize Plantas Medicinais com Orientação Profissional

A fitoterapia, parte essencial da naturopatia, usa plantas com propriedades terapêuticas conhecidas há milênios. Folhas de maracujá e cascas de laranja, por exemplo, são acessíveis e podem trazer alívio para a ansiedade. Contudo, é fundamental que seu uso seja orientado por um profissional.

4. Use a Água como Aliada no Relaxamento

A hidroterapia pode ser uma ótima ferramenta contra o estresse. Um banho de assento frio, feito antes de dormir, ajuda a relaxar corpo e mente. Acompanhá-lo com um chá de camomila potencializa seus efeitos calmantes.

5. Aposte em Alimentos Anti-inflamatórios

O estresse crônico pode causar inflamações no corpo. Incluir alimentos como frutas, legumes, nozes e sementes de chia na dieta ajuda a proteger o organismo e fortalecer o sistema imunológico.

Essas práticas podem ser um passo importante para quem busca uma vida mais equilibrada. Às vezes, pequenas mudanças fazem toda a diferença. E você, como cuida de sua saúde mental? Compartilhe suas experiências nos comentários!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Postos de combustíveis de Salvador são fiscalizados pela a ANP

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizou uma grande operação de fiscalização nos postos de combustíveis de Salvador e...

O Carnaval é dos brasileiros

EDITORIALConfira o editorial de A TARDE desta terça-feiraCarnaval de Salvador - Foto: Olga Leiria /Ag. A TARDE - 04/03/2025O poder público reconheceu, através...

Veja o que se sabe sobre a morte de professor universitário que foi baleado no bairro do Ipiranga

A Polícia Civil de São Paulo investiga a morte do professor universitário Mario Eugênio Longato, 66 anos, baleado durante uma tentativa de assalto...