DISPUTA NO JUDICIÁRIO
Eleição será realizada na segunda quinzena de novembro deste ano

Desembargadora Ivone Bessa Ramos é mais um nome na disputa pela presidência do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Ela confirmou sua candidatura na segunda-feira, 8, desafiando José Edivaldo Rocha Rotondano e Edmilson Jatahy Fonseca Júnior. A eleição está marcada para a segunda quinzena de novembro.
A candidatura foi comunicada oficialmente aos desembargadores por meio de uma carta, na qual Ivone ressaltou que sua decisão é uma vocação para melhorar os serviços judiciários, e não apenas um sonho.
“Não se trata apenas de um sonho; é uma vocação em prol da luta de toda a Magistratura e dos Servidores, incluindo os aposentados e jurisdicionados, que merecem melhorias. Sem esse suporte, é difícil cumprir a missão de prestar a justiça necessária”, afirmou na carta.
Trajetória e Inovação
Ivone Bessa formou-se em Direito pela Universidade Católica de Salvador em 1980 e atuou como advogada no Departamento Jurídico do Banco do Estado da Bahia (BANEB) de 1981 a 1989. Sua carreira na magistratura teve início na Comarca de Laje, em 1989, passando por Mutuípe e Cachoeira. Em 2013, foi promovida ao cargo de desembargadora, após obter a maior pontuação na lista tríplice.
Desde 2014, a desembargadora faz parte da Comissão de Reforma Judiciária, tendo sido eleita presidente em fevereiro de 2024. Durante sua gestão, Ivone participou do programa xTech Legal, focando no uso da Inteligência Artificial no judiciário. Seu Plano de Gestão prioriza um “Legado Transformador”, com ênfase no respeito e inclusão, e uma “Inovação Disruptiva”, que valoriza o papel humano na transformação.
Ao final de sua carta, Ivone expressa um forte desejo de unidade, se considerando uma “verdadeira missionária” em defesa dos jurisdicionados, da magistratura e dos servidores do Tribunal.
O cenário na presidência do TJ-BA está mais animado com a entrada de Ivone Bessa na disputa. E você, o que acha dessa candidatura? Deixe sua opinião nos comentários.
Comentários Facebook