Imprensa internacional repercute voto de Moraes pela condenação de Bolsonaro

Publicado:

O voto do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro atraiu a atenção da imprensa internacional. Em 9 de outubro, Moraes classificou Bolsonaro como líder de um grupo que tentou anular os resultados das eleições de 2022. A agência Reuters foi uma das primeiras a destacar essa informação, sublinhando as acusações de que o ex-presidente foi parte de um plano criminoso.

O jornal britânico The Guardian também ressaltou a gravidade dessa acusação. Ele mencionou que a investigação revelou conspirações inquietantes, como planos para envenenar o presidente Lula e ameaças de assassinato contra Moraes, que supervisionou as eleições de 2022 e agora está à frente dos julgamentos relacionados ao golpe. Essa perspectiva foi ecoada pelo argentino La Nación.

A Reuters, além de retratar o cenário político atual no Brasil, abordou a busca por um novo líder da direita. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, tem trabalhado para consolidar apoio a um projeto que poderia anistiar os condenados pelo 8 de janeiro. O jornal espanhol El País, por sua vez, apontou que, embora o julgamento seja histórico, ele não resolve a radicalização no Brasil. O veículo destacou que o momento oferece uma oportunidade única para fortalecer a democracia no país.

A Forbes, em sua versão mexicana, examina os primeiros minutos do voto de Moraes, onde ele enfatiza a tentativa de sabotar o sistema constitucional. Moraes fez questão de enfatizar que a intenção do grupo era contornar os mecanismos de controle do Judiciário e se manter no poder.

A BBC noticiou o crescente peso da pressão sobre Bolsonaro após o voto. A agência espanhola EFE também trouxe à tona detalhes sobre o plano de atentado contra Lula e Moraes, o que, segundo o juiz relator, está amplamente comprovado nos autos. EFE concluiu que Bolsonaro está se aproximando de uma condenação, após os votos dos dois primeiros juízes que participaram do julgamento.

O julgamento de Bolsonaro será retomado na próxima quarta-feira, com o voto do ministro Fux, e há uma expectativa de que o STF forme uma maioria pela condenação. O momento atual é, sem dúvidas, um dos mais decisivos da política brasileira.

E você, o que pensa sobre a situação atual? Compartilhe suas opiniões nos comentários.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Investimento global em merenda dobra e alimenta 80 milhões a mais

Nos últimos anos, o mundo viu um aumento significativo no investimento em merenda escolar. Um relatório divulgado pelo Programa Mundial de Alimentos das...

Após revisão negativa do payroll nos EUA, Bessent acusa Fed de ‘sufocar’ crescimento econômico

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, fez críticas contundentes ao Federal Reserve (Fed) após a divulgação de uma revisão negativa...

EUA criticam ataque de Israel contra Hamas em Doha, mas citam ‘objetivo louvável’

Os Estados Unidos classificaram o ataque de Israel contra o Hamas em Doha, capital do Catar, como um “incidente infeliz”. Apesar disso, a...