Brasil dá exemplo de democracia aos EUA, diz texto do New York Times após condenação de Bolsonaro

Publicado:

Um artigo publicado no The New York Times nesta sexta-feira destaca que o Brasil mostrou um caminho para a democracia que os Estados Unidos não conseguiram seguir. O foco da análise é a recente condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentar um golpe de Estado. O texto é assinado pelos professores Steven Levitsky, da Universidade de Harvard, e Filipe Campante.

Os autores ressaltam que a democracia brasileira está, hoje, em melhores condições do que a americana. Eles argumentam que, enquanto o Brasil se preocupa com seu passado autoritário, suas autoridades agem para proteger o sistema democrático. O artigo critica a falta de ação eficaz das instituições nos Estados Unidos, que não responsabilizaram Donald Trump pelo seu comportamento após a derrota nas eleições de 2020.

Levitsky e Campante traçam um paralelo entre o julgamento de Bolsonaro e os eventos de 6 de janeiro de 2021, quando Trump e seus apoiadores invadiram o Capitólio na tentativa de impedir a certificação do novo presidente, Joe Biden. O artigo afirma que o Supremo Tribunal Federal brasileiro fez o que as instituições americanas falharam em realizar, ao processar um ex-presidente que ameaçou a democracia.

Os professores também criticam as atitudes de Trump, que, ao reverter políticas estabelecidas na América Latina, tenta subverter a democracia brasileira. Eles lembram que as democracias requerem defesa contínua, citando exemplos históricos de autoritarismo que surgiram na Europa na década de 1930, e alertam que passividade diante de ameaças pode ser perigosa.

O artigo evidencia que a Justiça brasileira atuou rapidamente após os eventos de 8 de janeiro de 2023, reconhecendo a ameaça que Bolsonaro representava ao sistema democrático. Levitsky e Campante enfatizam que a condenação dele é um sinal de que a justiça no Brasil funciona para proteger a democracia, ao contrário do que vem ocorrendo nos Estados Unidos.

Além disso, o texto critica o que consideram uma tendência autoritária no governo de Trump, que estaria buscando silenciar críticas e intimidar instituições, fazendo com que os EUA pareçam cada vez mais próximos de um autoritarismo competitivo.

O artigo encerra com um chamado à reflexão sobre a importância de defender a democracia, convidando os leitores a considerarem as lições que podem ser aprendidas a partir do caso brasileiro. O que você acha dessa comparação? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rússia diz que negociações de paz com a Ucrânia estão ‘pausadas’ e Zelensky alerta: ‘Quer ocupar todo o país’

A Rússia anunciou, nesta sexta-feira, que as negociações de paz com a Ucrânia estão "pausadas". O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que seu...

EUA dizem que ações da Rússia desrespeitam cessar-fogo: ‘Defenderemos cada centímetro do território da Otan’

Os Estados Unidos fizeram uma declaração firme nesta sexta-feira (12), alertando a Rússia que protegerão “cada centímetro do território da Otan”. As palavras...

Governador de Utah chama redes sociais de ‘câncer’ após assassinato de Charlie Kirk

O governador de Utah, Spencer Cox, fez fortes críticas às redes sociais, a que chamou de "câncer", em resposta ao assassinato do ativista...