Distribuidora investe cerca de R$ 1,5 milhão para substituir mais de duas mil luminárias nos municípios de Caravelas, Itanhém, Mucuri, Nova Viçosa e Prado
Cinco municípios do Extremo Sul da Bahia foram beneficiados com a modernização do sistema de iluminação pública realizada pela Neoenergia Coelba. Com investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão, a distribuidora substituiu mais de duas mil lâmpadas ineficientes por luminárias LED em vias importantes das cidades de Caravelas, Itanhém, Nova Viçosa, Prado, e no distrito de Itabatã, em Mucuri. As ações foram realizadas no primeiro semestre de 2025 e fazem parte do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A iniciativa promove um benefício direto para as administrações municipais, contribuindo com a redução dos custos das prefeituras relacionados à energia. As luminárias com tecnologia LED têm vantagens sobre as luminárias com lâmpadas convencionais pois consomem menos energia e reduzem os custos de manutenção, por terem uma maior vida útil. Estima-se que a economia de energia aos municípios pode chegar até 40% dentro do universo de lâmpadas substituídas.
Além dos benefícios para os cofres públicos, a modernização do sistema de iluminação promovida pela Neoenergia Coelba contribui para a segurança e trânsito local, pois aumenta a visibilidade nas principais vias dos munícipios e provoca maior conforto visual.
Outro benefício proporcionado por este tipo de luminária é que elas reduzem a poluição luminosa, uma vez que bem projetadas e instaladas, emitem luz apenas onde é necessário, evitando dispersão a áreas indesejadas.
Responsabilidade pela iluminação pública: A substituição das lâmpadas por parte da Neoenergia Coelba é uma contribuição realizada pela distribuidora à população. A manutenção e expansão da rede de iluminação pública é de responsabilidade das Prefeituras Municipais. Elas são responsáveis diretamente pela substituição de lâmpadas, luminárias e demais equipamentos e materiais que compõem o
Facebook Comments