Ministério da Saúde começa a emitir Cartão SUS com base no CPF

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira (16), que começará a emitir um novo Cartão Nacional de Saúde. O modelo atualizado exibirá o nome e o CPF, substituindo o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS). Com essa mudança, a previsão é que 111 milhões de cadastros sejam inativados até abril de 2026.

A informação foi compartilhada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, junto à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. Eles explicaram que o processo de limpeza do CADSUS, que é a base de dados dos usuários do SUS, começou em julho de 2025. Desde então, os registros ativos diminuíram de 340 milhões para 286,8 milhões. Desses, 246 milhões já estão vinculados ao CPF, enquanto 40,8 milhões continuam sem CPF e estão sendo analisados para inativação. O trabalho também inclui a eliminação de cadastros duplicados ou inconsistentes.

Vale lembrar que pacientes que não possuem CPF continuam sendo atendidos normalmente no Sistema Único de Saúde.

“Estamos dando um passo decisivo rumo a uma revolução tecnológica no SUS ao adotar o CPF como identificador único dos cidadãos. Essa é uma mudança estrutural que prepara o presente e o futuro do SUS, tornando nosso sistema uma referência ainda maior no mundo”, declarou o ministro Alexandre Padilha.

O Ministério da Saúde espera inativar cerca de 11 milhões de registros por mês, totalizando os 111 milhões previstos até abril de 2026. A meta é que, ao final desse processo, a base do CADSUS atinja o total de CPFs ativos na Receita Federal, que é de 228,9 milhões.

Com essa mudança, os cidadãos terão um número a menos para recordar. Por exemplo, uma mãe poderá levar apenas o CPF do filho para vaciná-lo e acessar todo o histórico de vacinas diretamente pelo celular na Caderneta Digital da Criança. Para os gestores, a integração de dados resultará em bases mais seguras e confiáveis, facilitando a avaliação de políticas públicas e a prevenção de fraudes.

O que você pensa sobre essa mudança no Cartão SUS? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carlos Bolsonaro afirma que Moraes cumpre ordens após STF negar prisão domiciliar a Jair Bolsonaro

O ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) criticou, nesta quinta-feira (1º), o ministro Alexandre de Moraes, do STF, após decisão que determina o retorno do...

Mega da Virada: veja números apostados por ex-BBB que acertou quina

Ex-BBB Paulinha Leite acerta cinco números da Mega da Virada; prêmio principal é dividido entre seis apostas A ex-BBB Paulinha Leite usou as redes...

Festival da Virada impulsiona turismo e garante réveillon histórico em Salvador, diz Ana Paula Matos

Salvador consolidou-se como um dos principais destinos turísticos do Brasil durante o Festival da Virada 2025, realizado entre 27 e 31 de dezembro,...