Retrato inédito de Picasso com Dora Maar é revelado após 80 anos

Publicado:


ARTE

Obra cubista pintada em 1943 nunca havia sido exibida ao público e agora será leiloada em Paris

AFP

Funcionários revelam uma pintura do artista espanhol Pablo Picass

Um retrato de Pablo Picasso de sua musa Dora Maar

Intitulado “Busto de Mulher com Chapéu de Flores (Dora Maar)”, o quadro foi pintado em julho de 1943, permanecendo na mesma família desde 1944. Até hoje, a obra nunca havia sido exposta publicamente, exceto em uma exibição privada na década de 1940, conforme explicou o leiloeiro Christophe Lucien.

A tela, de estilo cubista e rica em cores, mostra o rosto de Dora Maar adornado com flores e com uma expressão de tristeza. “É uma obra excepcional, que marca um ponto importante na história da arte e na trajetória de Picasso”, destacou Agnès Sevestre-Barbè, especialista que apresentou o quadro.

Na época em que pintou a obra, Picasso já conhecia Françoise Gilot, que se tornaria sua nova companheira. Essa mudança em sua vida pode explicar o semblante triste de Dora Maar, sua musa e parceira por dez anos. Até 1944, Como observou Sevestre-Barbè, os retratos costumavam ter características mais duras, mas nessa pintura ela aparece mais suave e vibrante, em contraste com o uso predominante de tons escuros por Picasso na mesma época.

Obra “bruta”

O quadro é considerado quase uma obra “bruta”, pois nunca foi envernizado ou restaurado, sendo protegido apenas por simples pressas, explicou Lucien com entusiasmo. Os atuais proprietários herdaram a obra do avô, que a adquiriu durante a ocupação nazista, pouco antes da libertação de Paris, entre maio e junho de 1944.

Avaliada em 8 milhões de euros (cerca de 9,5 milhões de dólares), a obra será leiloada no dia 24 de outubro. Segundo Lucien, esse valor pode aumentar significativamente, considerando os preços que outras obras de Picasso alcançaram em leilões anteriores.

O neto de Picasso, Olivier Picasso, comentou que uma pintura do artista, especialmente um retrato de Dora Maar, é uma oportunidade rara. A maioria das obras de Dora tem sido vendida em grandes casas de leilão nos Estados Unidos. Para se ter ideia, “Dora Maar com um Gato” foi vendida por 95 milhões de dólares em Nova York em 2006.

5 curiosidades sobre o quadro inédito de Picasso

  • Pintado em julho de 1943, em plena Segunda Guerra Mundial.
  • Pertence à mesma família desde 1944.
  • Nunca recebeu nenhuma restauração ou verniz.
  • Retrata Dora Maar em um raro momento mais “suave”.
  • Será leiloado em Paris com valor inicial de 8 milhões de euros.

O que você acha desse achado? Nos conte sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Restaurante Jamile, que tem Henrique Fogaça como chef, consta como irregular e fez reforma sem alvará

O restaurante Jamile, famoso por ter o chef Henrique Fogaça à frente, está com suas atividades suspensas. A decisão...

Governo de SP faz 30 prisões por venda de bebidas adulteradas

O estado de São Paulo está enfrentando uma grave crise de intoxicação por metanol em bebidas. Desde o início dessa situação, 30 pessoas...

Crise do metanol faz vendas de bebidas despencarem em SP

A recente crise provocada pela contaminação de bebidas com metanol está impactando fortemente o setor de bares e restaurantes em São Paulo. As...