O Conselho de Segurança da ONU se reúne nesta sexta-feira, 18, para votar a possibilidade de impor sanções novamente ao Irã, devido ao seu programa nuclear. A iniciativa partiu de França, Reino Unido e Alemanha, que manifestaram preocupações sobre a limitada cooperação de Teerã com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e o aumento das reservas de urânio enriquecido.
Rússia e China se opõem à retomada das sanções e buscam mantê-las suspensas. No entanto, para conseguirem isso, precisam de nove votos favoráveis entre os 15 membros do Conselho de Segurança. Fontes diplomáticas indicam que esse número pode não ser alcançado.
Em 2015, as potências mundiais, incluindo Estados Unidos, Rússia e China, firmaram um acordo em que o Ocidente suspendeu as sanções em troca de um compromisso do Irã em interromper atividades nucleares. Na época, o então presidente americano, Barack Obama, garantiu a possibilidade de reimposição das sanções caso o Irã não cumprisse o pacto.
Desde que os Estados Unidos se retiraram do acordo em 2018, durante o mandato de Donald Trump, o país não consegue reativar esse processo. A notificação formal feita por Alemanha, França e Reino Unido ao Conselho de Segurança deu início a um prazo de 30 dias para a possibilidade de restabelecimento das sanções, que se encerrará na próxima semana.
Quais são suas expectativas sobre essa votação? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!
Facebook Comments