Movimentos sociais, artistas e políticos se mobilizam neste domingo (21), a partir das 9h, no Morro do Cristo, em Salvador. O objetivo é protestar contra um projeto de lei que pretende anistiar os envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Essa manifestação acontecerá em várias outras capitais do Brasil.
Além das críticas à anistia, o protesto também se opõe à PEC da Blindagem, que já foi aprovada na Câmara dos Deputados e pode dificultar investigações contra parlamentares.
Na capital baiana, a manifestação conta com o apoio de diversos grupos, como Mídia Ninja, Povo Sem Medo, Frente Brasil Popular, Seremos Resistência e CTB-BA. O diretório estadual do PCdoB também convocou seus militantes para participar.
Em nota de convocação, foi destacada a posição firme: “Não podemos anistiar golpistas e proteger políticos que atentaram contra a Constituição e os direitos do povo”.
A mobilização em Salvador é parte de um movimento maior que se espalha por outras cidades. No Rio de Janeiro, por exemplo, um trio elétrico marcará o “Ato Musical”.
O cantor Caetano Veloso liderará o trio elétrico no Posto 5, em Copacabana, a partir das 14h, com participações especiais de Chico Buarque e Gilberto Gil.
Além do Rio, locais como Porto Alegre, Fortaleza, Recife, Curitiba, Brasília, Belém, Florianópolis, Vitória, Belo Horizonte, Macapá, Goiânia e Aracaju também terão suas próprias manifestações.
E você, o que acha sobre essas ações? Deixe sua opinião nos comentários e participe dessa discussão importante.
Facebook Comments