Por que Moraes impediu transferência de carro de envolvido no 8/1

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, negou a transferência de um Peugeot 207 que está em nome do coronel da Polícia Militar do Distrito Federal, Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra. O coronel é réu pelos eventos ocorridos em 8 de janeiro.

Um homem não acusado nesse processo solicitou, por meio de um pedido liminar, o desbloqueio do veículo, alegando ser o “legítimo proprietário e possuidor”. Segundo ele, o carro foi adquirido em 2022, antes dos atos antidemocráticos.

O coronel foi preso em agosto de 2023, e nessa mesma data, Moraes determinou o bloqueio de veículos e bens imóveis para garantir o ressarcimento pelos danos causados à propriedade pública durante os eventos de 8 de janeiro.

Em uma decisão emitida na quinta-feira (18/9), Moraes manteve a restrição sobre o veículo, impedindo qualquer transação. O ministro argumentou que a defesa do suposto comprador não apresentou comprovantes de pagamento ou recibos, além de não demonstrar a posse regular do bem.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) afirmou que não é possível reconhecer a boa-fé do requerente nem a certeza do direito que invoca. Destacou também que o processo penal está em fase final, o que reforça a necessidade de manter as medidas restritivas em prol do interesse público e da reparação aos danos já causados ao erário, além de eventuais sanções e multas que possam surgir.

O coronel Paulo José era chefe de operações especiais da PMDF no dia dos atos antidemocráticos. Junto a outros ex-integrantes da cúpula da corporação, ele responde por várias infrações graves, incluindo a abolição violenta do Estado Democrático de Direito e dano qualificado.

O que você pensa sobre essa decisão? Deixe sua opinião nos comentários e participe da discussão.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Três Poderes lançam pacto para enfrentamento ao feminicídio no Brasil

Nesta quarta-feira (4), os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário lançaram o Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio. A assinatura ocorreu no Palácio do...

Ex-atleta da base do Cruzeiro morre após ser atingido por bala perdida em Maceió

O meio-campista João Victor da Silva Santos, de 22 anos, morreu nesta terça-feira (3) em Maceió, após não resistir aos ferimentos provocados por...

Veja o que se sabe até agora sobre família desaparecida no RS

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PCRS) investiga o desaparecimento de três pessoas da mesma família em Cachoeirinha, Região Metropolitana de...