Prefeitura de Feira diz que “falha do sistema” causou divulgação de nomes de pessoas com HIV e de outras enfermidades

Publicado:

A divulgação dos nomes de usuários do transporte público de Feira de Santana que são portadores de HIV, anemia falciforme e fibromialgia foi atribuída a uma “falha do sistema digital”. Essa justificativa foi apresentada pela gestão municipal em uma nota divulgada neste domingo.

A Secretaria de Mobilidade de Feira de Santana (Semob) expressou seu lamento pelo ocorrido e reafirmou seu compromisso em proteger a privacidade das pessoas envolvidas na divulgação indevida. “A Semob lamenta profundamente o ocorrido e reforça o compromisso da Prefeitura com a preservação da privacidade e dignidade dos cidadãos”, destaca a nota.

O erro ocorreu no comunicado que trata da suspensão do benefício do passe livre no transporte urbano. A nota explica que a publicação dos nomes se deu por uma falha do sistema, conforme determinação judicial.

A Semob também informou que um novo comunicado será publicado no Diário Oficial de Feira de Santana, com as correções necessárias para garantir o sigilo das informações pessoais.

Além disso, os usuários afetados pela suspensão do passe livre terão cinco dias úteis para devolver seus cartões à Semob caso queiram recorrer da decisão e continuar com a gratuidade. Essa ação está em conformidade com uma decisão judicial que extinguiu uma Ação Civil Pública relacionada ao benefício.

Para as pessoas com fibromialgia, a suspensão do passe livre resulta de uma liminar em uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), que suspendeu os efeitos da Lei Municipal nº 4.278/2025. A suspensão do benefício para portadores de HIV também foi determinada pela justiça.

O que você acha dessa situação? Comente e compartilhe sua opinião sobre a proteção dos dados pessoais e os direitos dos usuários de transporte público.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é morto a tiros em frente a lanchonete no Nordeste baiano; acusado foi preso em flagrante

Na manhã deste domingo (21), um homem de 34 anos foi assassinado a tiros na Praça da Feira, em Adustina, no Nordeste da...

Homem é preso por causar morte de idosa; vítima foi encontrada em cama com mosquitos em Jaguaquara

Uma idosa de 71 anos morreu em um hospital em Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá, após ser encontrada em estado crítico em sua...

Justiça mantém prisão de Paulinho Premiações, acusado de movimentar R$ 150 milhões em rifas ilegais

O Tribunal de Justiça da Bahia rejeitou o pedido de liberdade provisória de Paulo Santos da Silva Júnior, mais conhecido como Paulinho Premiações....