Em fala polêmica, Trump diz que paracetamol deve ser evitado por gestantes e crianças por risco de autismo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez declarações polêmicas nesta segunda-feira, dia 22, durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca. Ele afirmou que o paracetamol, ingrediente ativo do Tylenol, pode estar ligado a um aumento no risco de autismo, e sugeriu que o medicamento deve ser evitado durante a gravidez e na infância. “Não se deve dar Tylenol a uma criança”, declarou Trump.

Trump orientou que o uso do medicamento só é recomendado em casos de febre extrema. Ele citou Cuba como um exemplo, afirmando que “não têm acesso a Tylenol e virtualmente não têm casos de autismo”, embora não tenha apresentado nenhuma evidência para sustentar sua afirmação.

Além disso, o presidente falou sobre vacinas, expressando preocupação com a presença de mercúrio e alumínio nelas. Ele sugeriu que as vacinas contra sarampo, caxumba e rubéola (MMR) deveriam ser administradas separadamente. Trump também comentou que não há razão para vacinar recém-nascidos contra hepatite B, novamente sem apresentar estudos que respaldassem suas declarações.

Em contrapartida, a Casa Branca divulgou dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), mostrando um aumento alarmante das taxas de autismo em crianças de até 8 anos nos Estados Unidos entre 2000 e 2022. A pesquisa revela que a prevalência aumentou quase quatro vezes, passando de 1 caso a cada 150 crianças para 1 em cada 31 em apenas 22 anos.

Essas declarações geraram preocupação e debate sobre a segurança de medicamentos e vacinas entre os moradores. Como você vê essas afirmações de Trump sobre o paracetamol e as vacinas? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Familiares de presos políticos iniciam greve de fome na Venezuela

Famíliares de presos políticos na Venezuela iniciaram neste sábado uma greve de fome em Caracas para pressionar por mais libertações, após o adiamento...

Porta-voz da Rússia nega alegações de envenenamento de Navalny, opositor de Putin

Neste sábado, 14 de fevereiro de 2026, representantes dos ministérios das Relações Exteriores do Reino Unido, França, Alemanha, Suécia e Holanda divulgaram uma...

UE é a verdadeira ameaça à Hungria antes das eleições em abril, diz Orbán

Título: UE é a verdadeira ameaça à Hungria, afirma Orbán em discurso de campanha O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, afirmou que a verdadeira ameaça...