Vídeo mostra polícia da Irlanda abordando homem que quis atacar DF

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Lucas Ribeiro Leitão, de 30 anos, ganhou notoriedade na Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) após ameaçar a ordem na capital. Ele causou tensão enquanto estava em intercâmbio na Irlanda, onde foi abordado pelas autoridades após receber denúncias de que precisava de ajuda.

O vídeo do momento da abordagem revela que Lucas apresenta sinais de confusão mental. Embora não mostre imagens, é possível ouvir, através do áudio, suas falas desconexas. Ao abrir a porta para os policiais, ele admitiu que aceitaria ser conduzido. No entanto, em diálogo com um colega, falou sobre um “mapa imenso” relacionado ao caso da menina Madeleine McCann e até mencionou um suposto helicóptero para ir a Portugal.

A conversa, que transita entre o inglês e o português, mostra Lucas tentando justificar suas ideias. Um dos brasileiros presente tenta convencê-lo de que sua conduta era preocupante, dizendo que o que ele estava fazendo se enquadrava como “loucura”. Lucas, por sua vez, reclamava que sua mente não parava e que precisava de um quarto todo branco.

Os policiais informaram que o levariam ao médico. Lucas então perguntou se haveria alguma cobrança, recebendo a resposta de que a consulta seria gratuita.

Veja:

Após a abordagem, Lucas acompanhou os policiais, mas foi liberado algumas horas depois, sem um acompanhamento psiquiátrico adequado. Pouco tempo depois, ele voltou ao Brasil, onde passou a chamar a atenção das autoridades novamente.

Comportamento alarmante

Uma fonte que acompanhou a rotina de Lucas na Irlanda revelou que ele começou a apresentar sinais de desordem mental no inverno anterior, alarmando aqueles ao seu redor. Inicialmente, Lucas era sociável e conversava normalmente. Mas, com o tempo, enviou mensagens confusas e fez postagens estranhas nas redes sociais.

A situação gerou preocupação entre seus colegas, que alertaram seus familiares. Eles temiam precisar acionar a polícia devido ao comportamento alterado de Lucas, que passou a inverter seu ciclo de sono e abandonou seus estudos e trabalho de delivery.

Um amigo revelou que Lucas começou a ler livros complexos, o que piorou sua condição. Ele mencionou ter sonhado com Madeleine McCann, o que aparentemente o motivou a viajar para Portugal, onde afirmava saber do paradeiro da menina desaparecida em 2007.

Preocupado, um padre próximo a Lucas contatou a polícia irlandesa, que se encarregou de avaliar sua condição mental.

Prisão em Brasília

No último sábado, Lucas foi preso novamente no Brasil. Investigadores da Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento (DPCev) informaram que ele estava publicando conteúdos incitando violência e confrontos. O delegado Fabrício Borges afirmou que foi possível observar comportamentos semelhantes aos do ano anterior.

As postagens incluíam mensagens ameaçadoras e convocações para convocar pessoas a um ato de violência. A policial chegou a monitorar suas redes sociais, o que culminou na prisão do homem.

Histórico de problemas com a lei

Lucas já era conhecido pela polícia. Em dezembro do ano passado, ele foi detido na Bahia, próximo a Brasília, ao admitir que planejava um atentado. Embora tenha sido liberado por falta de provas concretas, seu histórico de comportamentos perturbadores fez com que as autoridades o mantivessem sob vigilância.

“Ele foi preso temporariamente, mas não houve a comprovação de crime”, detalhou Borges.

Agora, com a recidiva do comportamento problemático e as ameaças recentes, as investigações foram reabertas para garantir a segurança da população.

O que você acha dessa situação? Deixe suas opiniões nos comentários e compartilhe suas reflexões sobre o assunto.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gandhy, Daniela, Parangolé e Kannário: Confira a programação completa do Carnaval de Salvador nesta segunda

Salvador mergulha na folia: hoje, a Barra-Ondina recebe o tapete branco e azul do Carnaval, com os Filhos de Gandhy entre os principais...

Segundo dia de Carnaval em SP arrastou crianças e adultos para a folia. Vídeo

O segundo dia oficial do Carnaval paulistano foi marcado pelo calor intenso, com temperaturas acima de 30 graus. Foliões adotaram estratégias simples para...

Banjo Novo transforma Pelourinho em roda de samba no domingo de Carnaval

Banjo Novo faz edição especial de samba no Carnaval de Salvador, no Largo do Pelourinho A banda Banjo Novo, que realiza um projeto mensal...