PT vence na PEC da Blindagem, mas pode ficar no prejuízo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Líderes do centro da Câmara dos deputados afirmam que, embora o PT tenha conquistado a vitória na votação da PEC da Blindagem, os eventos ocorridos no último domingo (22/9) podem trazer desafios ao partido de Lula. A decisão de expor publicamente os deputados que apoiaram a PEC gerou descontentamento entre parlamentares de diferentes partidos, que se sentiram desconsiderados pelo PT.

Os deputados de esquerda e centro-esquerda argumentam que a votação em prol da PEC foi parte de um entendimento para rejeitar a anistia àqueles envolvidos na tentativa de golpe, conforme desejado por grupos bolsonaristas. Eles afirmam que o PT falhou em compartilhar a carga do acordo.

Ato contra PEC da Blindagem

Manifestantes se reuniram na Avenida Paulista em um ato contra a PEC da Blindagem e a anistia. Artistas e políticos de esquerda marcaram presença para protestar.

Os eventos de domingo intensificaram a insatisfação, com ataques direcionados a diversos deputados, incluindo o presidente da Câmara, Hugo Motta. Essa hostilidade contra o PT pode afetar futuras votações essenciais para o governo, como a reforma do Imposto de Renda, uma prioridade para o Planalto.

Entretanto, a proposta de anistia não deve ser usada como moeda de troca novamente. Dada a severidade das sanções americanas, acredita-se que o projeto não será votado em breve, com até mesmo alguns bolsonaristas aceitando que a proposta deve ser deixada de lado.

PEC sob pressão

Após os protestos, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça no Senado, Otto Alencar, declarou que a PEC “será enterrada de vez.” No entanto, ele confirmou que a proposta será analisada na próxima quarta-feira (24/9), com a intenção de rejeitá-la.

O relator designado, senador Alessandro Vieira, já indicou que seu parecer será contrário à proposta aprovada pela Câmara no dia 16/9. “Depois das manifestações de hoje, essa PEC será enterrada. Na quarta-feira, será o primeiro item que vamos votar na CCJ,” afirmou o senador.

E você, o que pensa sobre a situação do PT e as reações que surgiram após a votação da PEC? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem ignora medida protetiva, vai à casa da ex bêbado e é preso pela PM em Itanhém

Itanhém, BA - A Polícia Militar prendeu em flagrante, na noite de domingo (28), Valmir Gomes de Jesus, 41 anos, por descumprimento de...

Prefeito Bruno Reis celebra participação do Festival Virada Salvador com 180 mil pessoas

Durante a coletiva de imprensa no Festival Virada Salvador, o prefeito Bruno Reis (União) apresentou um balanço parcial do evento nesta segunda-feira (29)...

Detento cego que estava desaparecido após soltura é encontrado

Resumo do caso: Um detento cego de um olho e com deficiência intelectual desapareceu no sábado (27/12) após ser liberado por decisão judicial...