Trump diz que governo dos EUA ‘provavelmente’ caminha para uma paralisação

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou nesta terça-feira (30) que “provavelmente” haverá uma paralisação do governo americano, devido ao impasse nas negociações entre republicanos e democratas para um acordo de financiamento.

Trump fez a declaração a repórteres no Salão Oval, pouco antes do prazo de meia-noite para a aprovação de um orçamento. Ele afirmou que “nada é inevitável, mas é muito provável” que sejam os democratas a paralisarem o governo. “Nós não queremos parar, pois estamos vivendo um dos melhores períodos de todos os tempos”, completou.

Se o Congresso não conseguir aprovar um orçamento, mesmo que temporário, os Estados Unidos entrarão em um “shutdown”, resultando na paralisação da maioria dos serviços federais. Isso deixará centenas de milhares de funcionários públicos sem receber salários e interromperá diversos benefícios sociais.

Trump também deixou claro que, durante uma paralisação, podem ocorrer ações que não podem ser revertidas, como demissões em massa ou cortes em serviços apreciados pelos democratas.

Embora os democratas sejam minoria no Congresso, a proposta do orçamento dos republicanos requer sete votos adicionais no Senado, que precisam vir da oposição. A votação se torna ainda mais crítica com o prazo se aproximando.

O que você acha sobre a possibilidade de uma paralisação do governo? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coreia do Norte divulga primeiras imagens de submarino nuclear

Meta descrição: Coreia do Norte divulga imagens de seu submarino nuclear de 8,7 mil toneladas, com o casco quase concluído, e Kim Jong...

Trump alerta Zelensky sobre acordo com a Rússia: ‘Não tem nada até eu aprovar’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (26) que nada está garantido nas negociações sobre o conflito na Ucrânia até...

Após Maduro liberar prisioneiros, González Urrutia afirma que eles são ‘reféns’

Exilado na Espanha, Edmundo González Urrutia, adversário de Nicolás Maduro nas eleições de 2024, questionou a libertação condicional de 99 presos ocorrida durante...