Deputado sugere políticas de combate à “Cristofobia” na Bahia e propõe proibição de fantasias religiosas no Carnaval

Publicado:

O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) apresentou um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa da Bahia que visa implementar um Programa de Combate à Cristofobia no estado. A proposta, protocolada nesta terça-feira (30), sugere a proibição de festas como o Carnaval que apresentem representações desrespeitosas em relação à figura de Jesus Cristo ou que utilizem trajes religiosos em contextos sexualizados.

A proposta especifica que é vedada a promoção de campanhas, eventos culturais e festas que hostilizem a fé cristã. Isso inclui a utilização de trajes religiosos, como hábitos de freiras, de forma jocosa.

Quem desrespeitar a lei poderá ser penalizado com uma multa equivalente a três salários mínimos. Em casos de reincidência, a punição pode ser aumentada.

Para combater a cristofobia, o deputado sugere também a realização de eventos inter-religiosos e a criação de canais para denúncias. As medidas propostas incluem:

  • Ações educativas para promover o respeito à fé cristã;
  • Parcerias com instituições governamentais, ONGs e grupos religiosos;
  • Promoção de eventos que incentivem o diálogo entre diferentes crenças;
  • Canais de denúncia acessíveis para vítimas de cristofobia;
  • Capacitação contínua para profissionais da educação, saúde e segurança pública, visando o respeito às diversas manifestacões religiosas.

Em sua justificativa, Leandro de Jesus destacou que a Constituição de 1988 assegura a liberdade de crença no Brasil, mas que, na prática, muitos ainda enfrentam intolerância religiosa, especialmente os cristãos. Ele ressaltou a responsabilidade da Bahia, um estado com diversidade religiosa, de promover a convivência pacífica.

Recentemente, a Câmara Municipal de Salvador aprovou um Projeto de Lei que institui o Programa de Combate à Cristofobia na cidade, propondo diretrizes e medidas para combater a intolerância religiosa. A proposta, de autoria do vereador Cezar Leite (PL), visa proteger os cristãos, citando casos de discriminação, como o enfrentado pela cantora Claudia Leitte.

Entre as diretrizes do projeto estão a proibição de fantasias desrespeitosas, como fantasias religiosas com conotações sensuais.

O debate sobre esse tema é importante para a sociedade e pode gerar diferentes opiniões. O que você acha dessas propostas? Compartilhe sua visão nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com quatro músicas no Top 10, Toque Dez mantém liderança entre os mais ouvidos da Bahia

Toque Dez está brilhando mais uma vez ao se manter entre os artistas mais tocados da Bahia. A banda de arrocha garantiu sua...

MC Mirella revela que triplicou seus ganhos com produção de conteúdo adulto

A cantora MC Mirella compartilhou detalhes sobre sua transformação financeira em uma entrevista ao programa De Frente com a Blogueirinha. Ela explicou que,...