Lula sanciona lei que reduz prazo da Ficha Limpa, mas veta retroatividade

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma nova lei que modifica os prazos de inelegibilidade da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/2010). Agora, o período máximo em que políticos condenados não podem se candidatar a eleições é de 8 anos, contados a partir da condenação, renúncia ou perda de mandato.

Para aqueles com múltiplos processos, o prazo foi limitado a 12 anos. Além disso, a acumulação de prazos em casos relacionados foi vedada, trazendo mais clareza às regras.

No entanto, Lula vetou a aplicação retroativa da nova norma para políticos já condenados. Segundo sua equipe, essa decisão afeta o princípio da segurança jurídica, além de contradizer decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).

Crimes mais graves, como lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, racismo e crimes hediondos, continuam com as regras atuais. Nesses casos, a inelegibilidade só começa a contar após o cumprimento da pena.

Os vetos feitos pelo presidente ainda serão avaliados pelo Congresso Nacional, que terá a oportunidade de mantê-los ou derrubá-los.

O que você pensa sobre essas mudanças? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edcity Fantasmão cancela pipoca na Barra por “questões técnicas” com trio elétrico

O cantor Edcity, vocalista da banda Fantasmão, cancelou a participação da banda no circuito Dodô, Barra/Ondina, nesta quinta-feira (12), conforme anúncio divulgado pelas...

Sol Vega é expulsa do ‘BBB 26’ por agressão contra Ana Paula Renault

Sol Vega foi desclassificada do Big Brother Brasil 26 por agressão contra Ana Paula Renault, em episódio ocorrido durante uma discussão na cozinha...

O que motivou expulsão de Sol Vega no BBB26? Especialistas analisam

A expulsão de Sol Vega do BBB26 gerou ampla repercussão nas redes sociais e na imprensa, após um episódio de agressão que levou...