Lula sanciona lei que reduz prazo da Ficha Limpa, mas veta retroatividade

Publicado:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma nova lei que modifica os prazos de inelegibilidade da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/2010). Agora, o período máximo em que políticos condenados não podem se candidatar a eleições é de 8 anos, contados a partir da condenação, renúncia ou perda de mandato.

Para aqueles com múltiplos processos, o prazo foi limitado a 12 anos. Além disso, a acumulação de prazos em casos relacionados foi vedada, trazendo mais clareza às regras.

No entanto, Lula vetou a aplicação retroativa da nova norma para políticos já condenados. Segundo sua equipe, essa decisão afeta o princípio da segurança jurídica, além de contradizer decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).

Crimes mais graves, como lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, racismo e crimes hediondos, continuam com as regras atuais. Nesses casos, a inelegibilidade só começa a contar após o cumprimento da pena.

Os vetos feitos pelo presidente ainda serão avaliados pelo Congresso Nacional, que terá a oportunidade de mantê-los ou derrubá-los.

O que você pensa sobre essas mudanças? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com 1.500 km de fibra ótica, Infovia Salvador leva internet rápida a escolas, postos de saúde, praças e ao cidadão

Desde maio de 2022, Salvador tem passado por uma verdadeira revolução digital com a implementação do Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente...

Região da Matopiba é responsável por um terço da vegetação do Cerrado e registra quase 39% de perda em 40 anos

A região do Matopiba, que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, perdeu 39% da sua vegetação nativa do Cerrado desde...