Terremoto nas Filipinas deixa ao menos 26 mortos

Publicado:

Um forte terremoto de magnitude 6,9 atinge o centro das Filipinas e provoca uma tragédia. O tremor ocorreu na noite de terça-feira, 1º de outubro de 2025, às 21h59 locais (10h59 em Brasília), em frente ao litoral da ilha de Cebu, próximo a Bogo, uma cidade de aproximadamente 90.000 habitantes. Até o momento, as autoridades confirmaram 26 mortes e mais de 100 feridos.

De acordo com o Conselho Nacional de Redução e Gestão do Risco de Desastres, 22 edificações foram derrubadas ou danificadas. Entre os mortos, estão nove adultos e quatro crianças, incluindo três vítimas que foram soterradas por deslizamentos de terra em Bogo. No município San Remigio, cinco mortes foram confirmadas, além de uma em Tabuelan. Uma das situações mais trágicas envolve quatro corpos recuperados de um centro esportivo onde integrantes da guarda-costeira estavam participando de um torneio de basquete quando o telhado desabou.

Os trabalhos de resgate enfrentam dificuldades devido à escuridão e a 379 réplicas do terremoto relatadas pelo Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia. Muitas estradas foram afetadas, e o fornecimento de energia foi interrompido em várias áreas da região, embora o restabelecimento tenha ocorrido em locais importantes pouco depois da meia-noite. Joey Leeguid, um bombeiro de San Fernando, descreveu a intensidade do tremor, dizendo que sentiram os móveis se movendo e estavam preocupados, mas todos estavam bem.

A governadora da província de Cebu, Pamela Baricuatro, utilizou as redes sociais para fazer um apelo aos moradores, pedindo que se mantivessem calmos, buscassem áreas abertas e evitassem estruturas que pudessem desabar. As Filipinas, localizadas no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, são frequentemente atingidas por terremotos, devido à intensa atividade sísmica da região.

A situação atual exige solidariedade e apoio aos afetados. Como a província de Cebu mobiliza esforços de resgate, é importante que todos fiquem atentos às diretrizes das autoridades e mantenham-se seguros. Você já passou por alguma experiência similar? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Exército israelense bloqueia acesso ao norte de Gaza para os moradores do sul do território

O Exército israelense anunciou, nesta quarta-feira (1º), que bloqueou o último acesso ao norte da Faixa de Gaza. A medida começou a valer...

Promotor pede mais de 11 anos de prisão para P. Diddy por tráfico sexual

Um promotor em Nova York está pedindo que o rapper P. Diddy, cujo nome verdadeiro é Sean Combs, seja condenado a...

Paralisação do governo Trump entra em vigor após Congresso rejeitar orçamento

Os Estados Unidos enfrentam, a partir desta quarta-feira (1º), a primeira paralisação do governo desde 2019. O “shutdown” foi decretado depois que o...