O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, expressou confiança de que o projeto de lei que isenta de Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5 mil terá o mesmo apoio no Senado que teve na Câmara. A proposta foi aprovada por unanimidade na noite de quarta-feira (1º), com 493 votos a favor. “Eu acredito que nós vamos ter um apoio tão grande no Senado quanto tivemos na Câmara, com uma votação histórica”, disse Haddad ao chegar ao ministério.
O ministro elogiou o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o relator da proposta, Arthur Lira (PP-AL). Segundo ele, o projeto foi “muito bem desenhado” ao longo de um ano e conquistou o apreço de técnicos, economistas e da população. Haddad mencionou que a aprovação foi um dia de “congraçamento”, recebendo diversos elogios pela conquista.
Este projeto deve beneficiar cerca de 15 milhões de pessoas com isenções ou descontos de IR. “Ele está ancorado no equilíbrio fiscal. Não aumenta nem diminui a arrecadação, mas busca justiça tributária”, destacou. Haddad também avaliou que a aprovação unânime é um sinal positivo para a colaboração com o Congresso e afirmou que pretende se reunir em breve com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
O ministro acredita que não haverá problemas para a aprovação do texto na outra Casa, ressaltando que o objetivo do projeto é promover justiça tributária com neutralidade fiscal. Haddad destacou que ainda é cedo para discutir o projeto que regulamentará o reajuste da tabela do Imposto de Renda, o qual o governo deverá enviar ao Congresso dentro de um ano.
O que você acha dessa proposta? Compartilhe sua opinião nos comentários!
Facebook Comments