Mortes atribuídas ao calor na Espanha aumentaram 87,6% em um ano

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Espanha enfrenta um aumento alarmante nas mortes relacionadas ao calor. Somente em 2025, mais de 3.830 óbitos foram registrados, o que equivale a um aumento de 87,6% em relação ao ano anterior. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde no dia 2 de outubro.

Desses óbitos, mais de 65% foram de pessoas com mais de 85 anos e cerca de 96% afetaram pessoas com mais de 65 anos. Essas previsões são feitas com base no sistema “MoMo” (Monitorização da Mortalidade), que analisa as variações na mortalidade diária em comparação com o esperado segundo dados históricos.

O sistema MoMo utiliza informações do Instituto Nacional de Estatística e registros civis, além das temperaturas da Agência Estatal de Meteorologia (Aemet). No ano passado, o MoMo estimou 2.042 mortes relacionadas ao calor, enquanto neste verão o número subiu para 3.832, evidenciando o impacto severo das altas temperaturas.

A Espanha, que viveu seu verão mais quente já registrado, teve uma temperatura média de 24,2 °C. Em agosto, o país enfrentou uma onda de calor histórica que durou 16 dias, resultando em devastadores incêndios florestais que causaram a morte de quatro pessoas e destruíram grandes áreas de terra.

Cientistas alertam que as mudanças climáticas estão exacerbando as ondas de calor e outros fenômenos meteorológicos extremos. Nove dos dez verões mais quentes na Espanha ocorreram no século XXI, segundo a Aemet.

Essas estatísticas são um chamado para a reflexão e a ação em relação aos efeitos do aquecimento global na saúde pública. E você, o que pensa sobre esse aumento e os impactos das mudanças climáticas? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Papa Leão XIV pede paz no Oriente Médio e diálogo na Ucrânia

O Papa Leão XIV apresentou, diante de milhares de fiéis na Praça de São Pedro, sua primeira mensagem de Natal antes da bênção...

Coreia do Norte divulga primeiras imagens de submarino nuclear

Meta descrição: Coreia do Norte divulga imagens de seu submarino nuclear de 8,7 mil toneladas, com o casco quase concluído, e Kim Jong...

Trump alerta Zelensky sobre acordo com a Rússia: ‘Não tem nada até eu aprovar’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (26) que nada está garantido nas negociações sobre o conflito na Ucrânia até...