Viagens espaciais que antes eram apenas tema de ficção científica agora fazem parte de um novo mercado. A SERA (Agência de Exploração e Pesquisa Espacial) lançou uma plataforma no Telegram para selecionar passageiros para voar para o espaço com a Blue Origin, empresa do bilionário Jeff Bezos.
Com o foguete New Shepard, a Blue Origin realiza voos suborbitais, levando os passageiros até a Linha de Kármán, aproximadamente 100 km da Terra. Nessa altitude, os viajantes experienciam alguns minutos de ausência de gravidade e visualizam a curvatura do planeta antes de retornar.
— Space Exploration and Research Agency (@seraspaceage) September 30, 2025
Empresa compra lotação máxima da cápsula de passageiros da Blue Origin
O aplicativo funciona como um bot interativo onde usuários de todo o mundo podem participar de desafios, acumular pontos chamados SpaceDust e interagir entre si. O sistema de pontos ajuda a subir em um ranking, aumentando as chances de ser selecionado. A escolha final será feita por votação em blockchain, o que a SERA afirma ser um método democrático.
Para essa missão, a SERA reservou seis assentos na cápsula, que é a lotação máxima. Desses, cinco lugares são destinados a países parceiros: Brasil, Nigéria, Índia, Indonésia e Tailândia. A sexta vaga está aberta a outros países.
Em junho de 2022, o mineiro Victor Hespanha se tornou o segundo brasileiro a ir ao espaço e o primeiro turista espacial do país. Ele conseguiu seu assento em um sorteio promovido pela Crypto Space Agency, usando criptomoedas e NFTs para financiar voos privados. Em 2024, a empresa se transformou na SERA, com o foco em tornar a exploração espacial acessível a todos.

Em comunicado, Joshua Skurla, cofundador da SERA, destacou que é a primeira vez que um programa espacial está sob controle das pessoas. Max Crown, presidente da TON Foundation, destacou que este projeto está redefinindo a exploração espacial e tornando-a acessível a uma nova geração.
Crown ressaltou que, ao integrar instantaneamente ao Telegram, a SERA transforma as viagens espaciais de um sonho distante em uma experiência interativa e real. Esse é exatamente o tipo de lançamento que a TON busca promover.
Como concorrer a uma viagem ao espaço
Para baixar o aplicativo e começar a participar, siga estas instruções:
- No navegador do seu smartphone, acesse: https://t.me/sera_mission_control_bot/app – você será redirecionado para a página de boas-vindas no Telegram.
- Selecione o botão “Getting Started” no final da página. O aplicativo será aberto.
- Agora você já pode navegar e participar dos desafios pelo app.
Com o lançamento desse aplicativo, a SERA e a Blue Origin se inserem em um setor em crescente concorrência no turismo espacial. Empresas como SpaceX e Virgin Galactic também estão buscando oferecer experiências diferentes e únicas para os interessados em viajar para o espaço.

O universo das viagens espaciais está se tornando cada vez mais acessível. Você se imagina realizando esse sonho? Deixe seus pensamentos nos comentários e vamos conversar sobre isso!
Facebook Comments