Governo reconhece terra quilombola para comunidade no Oeste baiano

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Um importante avanço ocorreu em Bom Jesus da Lapa, na região Oeste da Bahia. O governo brasileiro reconheceu uma área de 20,2 hectares como terra quilombola da Comunidade Juá e Bandeira. A decisão foi anunciada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na última quarta-feira, através de uma portaria publicada no Diário Oficial da União.

Esse reconhecimento é um passo significativo para a valorização dos direitos das comunidades quilombolas, conforme estipulado no artigo 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, na Constituição Federal, no Decreto nº 4.887/2003 e na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse marco legal garante a titulação das terras ocupadas por essas comunidades.

O documento oficial traz também a delimitação dos limites da área quilombola. Os contornos são definidos da seguinte maneira:

– Ao Norte: Fazenda Santa Maria e Rio São Francisco;

– Ao Leste: propriedades rurais, Fazenda Carnaíba, linhas de transmissão da Chesf e faixa de domínio da rodovia BA-160;

– Ao Sul: linhas de transmissão, rodovia BA-160 e Fazenda Carnaíba;

– Ao Oeste: Fazenda Carnaíba e Rio São Francisco.

A portaria entrará em vigor em até sete dias após a publicação oficial, garantindo a preservação e o uso responsável da terra pela comunidade.

O reconhecimento gera um motivo de celebração para os moradores da região. O que você acha desta conquista? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PM apreende 46 kg de drogas e prende suspeito por tráfico em São Gonçalo dos Campos, Bahia

Um homem foi preso por tráfico de drogas na tarde de sábado (17), na localidade de Tapera, em São Gonçalo dos Campos. A...

Operação prende ex-policial militar por violência doméstica em Juazeiro

Um ex-policial militar de Pernambuco, 44 anos, foi preso na tarde de sexta-feira (16), no bairro João XXIII, em Juazeiro, Bahia. A prisão...

Revista em presídio da Bahia apreende suposto manual de facção com regras de conduta e punições para detentos

Durante uma revista de rotina no Conjunto Penal de Irecê (CPIr) neste sábado, 17, agentes penitenciários localizaram um documento manuscrito que descreve um...