A prova matemática que desmascarou a maior fraude do CNU

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Uma coincidência estatisticamente impossível levou a Policia Federal (PF) a descobrir uma fraude no Concurso Nacional Unificado (CNU). Gabaritos idênticos de candidatos aprovados para o cargo de auditor fiscal do trabalho em 2024 mostraram um padrão que só poderia ser obra de uma coordenação criminosa.

A investigação começou após uma denúncia anônima sobre Wanderlan Limeira de Sousa, um ex-policial militar de Patos (PB) com um longo histórico criminal. Ao solicitar os gabaritos à banca organizadora, a PF encontrou a prova irrefutável: Wanderlan acertou 59 de 60 questões no turno da manhã; seu irmão, Valmir Limeira de Souza, fez o mesmo na prova da tarde, errando exatamente as mesmas questões.

A sobrinha deles, Larissa de Oliveira Neves, que mora em São Paulo, também apresentou o mesmo padrão, errando apenas uma questão a mais do que seus tios. Esse fenômeno foi notado em outros candidatos que se inscreveram para o mesmo cargo.

De acordo com a PF, a possibilidade de coincidência entre tantos candidatos é “estatisticamente nula”. O Ministério Público Federal afirmou que a coincidência entre parentes próximos reforça a suspeita de fraude.

Viagem planejada

O deslocamento de Larissa até Patos foi visto como um indício de planejamento. Apesar de poder fazer a prova em São Paulo, ela comprou passagens aéreas específicas para Patos em maio de 2024, quando o concurso estava inicialmente agendado, e novamente em agosto, após o adiamento do exame.

A concentração geográfica dos suspeitos em Patos e Pernambuco chamou a atenção da PF. Para os investigadores, a proximidade física era essencial para a execução do esquema, sugerindo uma possível transmissão de respostas em tempo real.

A Polícia Federal já solicitou à banca organizadora uma análise estatística nacional para entender a magnitude da fraude e verificar se outros grupos criminosos utilizaram táticas similares. A suspeita é de que essa quadrilha não tenha atuado isoladamente.

O que você acha dessa situação? Deixe suas opiniões nos comentários e vamos discutir!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após polêmica do cão Orelha, delegado se afasta para fazer campanha

Após ter seu nome projetado nacionalmente depois do caso do cão Orelha — brutalmente espancado e morto por adolescentes em janeiro deste ano —...

Greve geral na Argentina adia partidas de futebol no país; confira

Jogo entre Lanús e Flamengo não foi afetado. Argentina vive onda de protestos e greve nacional contra reforma trabalhista

Janja rebate críticas a rebaixamento de escola compartilhando publicação que diz “a arte não é para os covardes”

Sem se pronunciar diretamente sobre o rebaixamento da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que neste carnaval de 2026 desfilou fazendo uma homenagem ao...