Trump autoriza envio de 300 soldados da Guarda Nacional para Chicago após Justiça bloquear medida semelhante em Portland

Publicado:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, autorizou no último sábado (4) o envio de 300 membros da Guarda Nacional para Chicago, Illinois. A decisão acontece em meio a pressões do governo federal, mesmo com a resistência de autoridades locais.

Segundo a Secretária-adjunta de Imprensa da Casa Branca, Abigail Jackson, os militares têm a missão de proteger “autoridades e ativos federais”. Ela ressaltou que Trump não fechará os olhos para a ilegalidade que, segundo ele, atinge diversas cidades americanas.

Por sua vez, o governador de Illinois, JB Pritzker, expressou preocupação ao afirmar que foi pressionado a ativar a Guarda Nacional antes que o governo federal tomasse a iniciativa. “É ultrajante e antiamericano exigir que um governador envie tropas em nossas próprias fronteiras e contra nossa vontade”, destacou.

Coincidentemente, no mesmo dia em que Trump autorizou o envio para Chicago, uma decisão judicial suspendeu temporariamente a movimentação de 200 membros da Guarda Nacional para Portland, Oregon. Essa cidade tem sido palco de frequentes manifestações contra a política migratória dos EUA.

Trump justificou a ação militar em municípios que, segundo ele, estão “sem lei”. No entanto, o governo de Oregon já recorreu à Justiça, alegando que o presidente exagerou a gravidade dos protestos como justificativa para a intervenção federal.

O que você acha das decisões recentes do governo? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião sobre a situação nas cidades americanas.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ataque noturno da Rússia deixa ao menos cinco pessoas mortas na Ucrânia

Na madrugada deste domingo, várias regiões da Ucrânia foram alvo de um ataque aéreo massivo lançado pela Rússia, resultando na morte de pelo...

Negociadores de Israel e EUA vão ao Egito para negociar plano de paz com Hamas

Autoridades de Israel, dos Estados Unidos e representantes do grupo Hamas estão no Egito neste domingo (5) para tratar do plano de paz...

Número de mortos em escola que desabou na Indonésia sobe para 37

O número de mortos pelo colapso de uma escola islâmica na ilha de Java, Indonésia, subiu para 37. A tragédia ocorreu na segunda-feira,...