Pesquisa do CNJ pergunta à população quais devem ser as prioridades do Judiciário até 2032

Publicado:

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou uma consulta pública para identificar as prioridades que guiarão a Estratégia Nacional do Poder Judiciário de 2027 a 2032. Os moradores têm até o dia 22 de outubro para opinar sobre 13 temas sugeridos, utilizando um formulário disponível no site do CNJ.

Dentre as novidades para o próximo ciclo, destaca-se a inclusão do macrodesafio “Aperfeiçoamento da Comunicação Institucional e Combate à Desinformação”. O intuito é aprimorar a comunicação do Judiciário e enfrentar a desinformação, garantindo que a população receba informações precisas e confiáveis.

Outra mudança importante é a ampliação do tema “Garantia dos Direitos Fundamentais”, que agora passará a incluir também “Garantia dos Direitos Humanos”. Essa alteração busca não apenas efetivar os direitos previstos na Constituição, mas também destacar os direitos humanos reconhecidos internacionalmente.

Os interessados em participar devem se identificar como cidadãos, advogados, magistrados, membros do Ministério Público, servidores do Judiciário, defensores públicos ou acadêmicos/pesquisadores. Os participantes devem classificar a importância de cada um dos 13 macrodesafios, variando de “muito importante” a “sem importância”, com também a opção de “não sei opinar”. O formulário ainda permite que respondentes indiquem outras prioridades que não estão listadas.

As contribuições serão analisadas por um Comitê Gestor. A versão final da Estratégia Nacional para os próximos seis anos será aprovada durante o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário, que acontecerá nos dias 1º e 2 de dezembro em Florianópolis (SC).

Esses macrodesafios são temáticas prioritárias que dirigem as ações de tribunais e conselhos de justiça. Eles são definidos com a participação da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário.

E você, já pensou sobre quais temas são mais importantes para o Judiciário? Comente a sua opinião e contribua para essa conversa essencial.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após silêncio de presidente de sindicato na CPMI do INSS, Viana diz que vai votar convocação de irmão do Lula

No intervalo do depoimento de Milton Baptista de Souza Filho, presidente do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos), o senador Carlos...

Barroso anuncia saída do STF e abre espaço para indicação de Lula

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), comunicou sua saída da Corte nesta quinta-feira, 9 de outubro. A decisão vem...

Washington Pimentel Advocacia lança Programa de Trainee 2026 na Faculdade Baiana de Direito

O Washington Pimentel Advocacia anunciou, durante a Feira de Carreiras da Faculdade Baiana de Direito, o lançamento...