Lula anuncia criação de universidade na Bahia com nome em homenagem a Dona Canô

Publicado:

Na última quinta-feira, 9, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou um dos novos planos do governo: a criação de uma universidade na cidade de Santo Amaro, na Bahia, em homenagem a Dona Canô, mãe das renomadas figuras da música brasileira Caetano Veloso e Maria Bethânia.

Lula fez o anúncio durante a inauguração da fábrica da montadora chinesa BYD, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Ele afirmou que a instituição se chamará **Universidade Dona Canô**. “Logo a gente vai fazer uma faculdade em Santo Amaro, que vai se chamar Universidade Dona Canô, para homenagear a Bahia”, declarou o presidente.

Dona Canô, que faleceu aos 105 anos em 2012, é uma cidadã ilustre de Santo Amaro. Seu legado é celebrado em obras literárias como “O sal é um dom: Receitas de Dona Canô” (2019), escrito por Mabel Velloso, e “Cano Velloso. Lembranças do Saber Viver” (2009), elaborado por Antonio Fernando Guerreiro de Freitas e Arthur de Assis.

A paixão de Dona Canô pela cidade fez dela uma grande representante desse município. Conforme Lula, o governo também atenderá a uma de suas principais reivindicações: a revitalização de um rio que passa pela cidade. “A gente também vai fazer um projeto para revitalizar aquele rio lá de Santo Amaro que ela reivindicava pra mim”, completou o presidente.

O que você acha dessa homenagem e das melhorias que estão sendo planejadas para Santo Amaro? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é encontrado morto com mais de 20 tiros em Eunápolis

O corpo de Jonas Costa da Silva, de 22 anos, foi descoberto na manhã deste sábado (11) em uma estrada de...

Possível suspensão de mineradora de vanádio mobiliza vereadores de cidade baiana

Os vereadores de Maracás, localizada no Vale do Jiquiriçá, estão em alerta diante da possível suspensão das atividades da Largo Brasil, uma...

Documentário “Entre a Caneta e o Poder” celebra pioneiras do jornalismo feminino na Bahia

Em um período marcado pela censura e repressão da ditadura militar, o documentário “Entre a Caneta e o Poder: Mulheres no Jornalismo da...