Hamilton Assis avalia ocupação da Câmara: “Greve foi legítima, mas alguns exageros ocorreram”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O vereador de Salvador Hamilton Assis (PSOL) comentou em entrevista ao Bahia Notícias sobre a ocupação do plenário por servidores da educação. O ato, vinculado às mobilizações do APLB Sindicato e do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps), ocorreu em maio. Assis destacou que considera legítima a manifestação, mas criticou os excessos que aconteceram durante o episódio.

“Até aí, a greve foi justa, mas poderia ter sido mais breve se o Executivo tivesse sido menos arrogante na negociação. A ocupação do plenário foi uma tentativa dos trabalhadores de participar dos debates na Câmara, após terem sido impedidos de acessar o espaço”, afirmou Hamilton Assis.

O vereador enfatizou que atos de greve e manifestações pacíficas são direitos constitucionais. Contudo, ele condenou qualquer forma de violência ou desrespeito durante a ocupação, mencionando os vereadores Sidninho (PP) e Maurício Trindade (PP), que se envolveram em uma discussão e foram agredidos no Centro de Cultura da Câmara.

“Evidentemente, todos os excessos devem ser condenados, mas isso não deslegitima a importância do ato dos trabalhadores. Eles têm o direito de se organizar, se manifestar e pressionar por seus direitos, desde que façam isso de forma pacífica”, disse.

O vereador explicou que não estava presente no momento da ocupação, pois coincidia com a defesa do seu mestrado na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Esse compromisso estava agendado há meses e era inadiável.

“Quando terminei minha defesa, já havia ocorrido todo o episódio. Expliquei à categoria que não estava abandonando a luta, mas apenas cumprindo um compromisso acadêmico importante”, completou.

O que você acha sobre as manifestações e a condução da greve? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edilson é expulso do BBB 26 após empurrar rosto de Leandro durante briga

BBB 26: Edilson Capetinha foi desclassificado na madrugada de 14 de fevereiro de 2026 após empurrar o rosto de Leandro Boneco durante uma...

Chef ensina 5 drinks com cachaça para arrasar no Carnaval

Carnaval é sinônimo de festa, mas também de drinks feitos em casa que ajudam a esquentar a folia. A chef Raquel Amaral, ex-participante...

VÍDEO: Edilson Capetinha pode ser expulso do BBB 26 após briga com Leandro na madrugada

Uma nova expulsão pode ocorrer no BBB 26, com Edilson Capetinha no centro de um atrito com Leandro “Boneco” na madrugada deste sábado...