A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou recentemente a criação da Secretaria Extraordinária do Sistema Viário Oeste – Ponte Salvador-Itaparica (Seponte). Este novo órgão será responsável por gerenciar as obras e a execução orçamentária do maior investimento em infraestrutura da história do estado. Na sessão, realizada na terça-feira (14), a proposta enfrentou a oposição de diversos deputados, incluindo Hilton Coelho (PSOL).
O líder da oposição, Tiago Correia (PSDB), questionou a necessidade da nova secretaria, afirmando que sua criação representaria apenas um alto custo para o governo e um “cabide de empregos”. A proposta, de autoria do governador Jerônimo Rodrigues (PT), foi discutida em regime de urgência e agora aguarda apenas a sanção do governador para ser implementada.
A Seponte será um órgão temporário, atuando exclusivamente durante a construção da ponte e do sistema viário associado, com conclusão prevista para junho de 2031. Embora vinculada à Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), a nova secretaria terá autonomia para gerenciar contratos, fiscalizar os cronogramas e coordenar ações entre o governo estadual e os municípios afetados.
O projeto cria 33 cargos em comissão, com salários variando de R$ 4 mil a R$ 20 mil, sendo essa última quantia destinada aos superintendentes que liderarão a pasta. O impacto orçamentário estimado para os próximos anos é de R$ 1,43 milhão em 2025, R$ 5,14 milhões em 2026 e R$ 5,20 milhões em 2027. O governo afirma que esses valores serão absorvidos sem prejudicar o equilíbrio fiscal do estado.
Na justificativa enviada ao Legislativo, Jerônimo Rodrigues afirmou que a secretaria é crucial para garantir eficiência, transparência e integração durante a execução do projeto. Ele destacou que a complexidade da ponte exigirá uma equipe dedicada para monitorar cada fase da obra, que visa melhorar a mobilidade entre Salvador, Itaparica e a região do Baixo Sul.
A expectativa para a construção é alta, especialmente após semanas de ansiedade na AL-BA, onde a sessão anterior foi encerrada por falta de quórum, atrasando a análise da proposta. Com a nova secretaria aprovada, o governo estadual avança nas preparações para o início das obras, que, segundo Jerônimo, deve começar com a colocação da “primeira estaca” em 2026.
Agora que a Seponte foi criada, o governo espera implementar um modelo de gestão mais eficiente e transparente para a Ponte Salvador-Itaparica, um dos projetos mais desafiadores do país, tanto em termos técnicos quanto financeiros.
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