Jatahy Jr. reclama de campanha a favor de adversário feita por presidente do TJ-BA em sessão do Pleno

Publicado:

Durante uma sessão do Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), o desembargador Jatahy Fonseca fez uma análise do cenário eleitoral interno. Ele destacou que vários colegas, entre eles os desembargadores Jose Edivaldo Rocha Rotondano e Ivone Bessa, estão concorrendo à presidência da Corte. Jatahy ressaltou que valorizar apenas um candidato poderia ser injusto, considerando a contribuição significativa de outros magistrados.

Ao se referir ao trabalho da desembargadora Ivone Bessa à frente da Primeira Turma Criminal, Jatahy a chamou de presidente competente e produtiva. Também citou seus próprios feitos na Unicorp, onde, com o apoio da presidência, foram geradas quase 95 mil vagas e promovidas cerca de mil ações, incluindo parcerias com instituições como a FGV e a UFBA.

Além disso, Jatahy mencionou outros nomes importantes do Judiciário baiano. Em vista disso, ele sugeriu uma sessão dedicada para que todos os candidatos pudessem apresentar suas contribuições de forma igualitária, respeitando o tempo de quem não está diretamente envolvido no processo eleitoral.

No final da sessão, a desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, presidente do tribunal, esclareceu que os cumprimentos feitos ao desembargador Rotondano, conselheiro do CNJ, se referem ao apoio dele ao tribunal em nível nacional, e não a preferências eleitorais. Ela deixou claro que costuma reconhecer publicamente todos que realizam bons trabalhos.

O desembargador Jatahy também abordou a distribuição de recursos entre os gabinetes, alegando que a estrutura atual é injusta. Ele mencionou que os membros do órgão especial, especialmente da área criminal, enfrentam desafios ao lidar com matérias como direito administrativo e funcional, sem ter a preparação adequada de seus assessores.

Para equilibrar a carga de trabalho, Jatahy propôs aumentar a equipe de assessoria do órgão especial com a inclusão de mais um assessor, ao invés de manter o sistema de distribuição atual, que, segundo ele, sobrecarrega os outros membros.

O debate levantado por Jatahy carece de atenção da sociedade e dos profissionais do direito. O que você pensa sobre as sugestões apresentadas? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PF identifica três núcleos em esquema de venda de sentenças judiciais no STJ

A Polícia Federal (PF) descobriu a existência de três núcleos que atuaram por anos no Superior Tribunal...

113 Sul: após 15 anos preso, Mairlon planeja encontro com o filho

Após cumprir 15 anos de pena no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, Francisco Mairlon Barros Aguiar agora se prepara para um novo...

Polícia Civil deflagra Operação Primus contra esquema bilionário de adulteração de combustíveis na Bahia

A Polícia Civil da Bahia lançou, nesta quinta-feira (16), a Operação Primus. O foco é desmantelar uma...