Cidade no Oeste baiano registra 40,7 °C e tem segunda maior temperatura no país neste sábado

Ibotirama, no Oeste baiano, registrou uma temperatura impressionante de **40,7 °C** na tarde deste sábado. Essa marca a torna a mais alta da Bahia e a segunda no Brasil, atrás de Oeiras, no Piauí, que atingiu **41,2 °C**, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com o Velho Chico News, esse também é o segundo maior registro de calor no estado em 2025, perdendo apenas para os **40,9 °C** anotados em 10 de setembro, também em Ibotirama. Desde que as medições começaram em 2008, esse é o 50º maior registro de temperatura na cidade.

Durante o sábado, a umidade variou entre **13% e 73%**, com condições secas e sem previsão de chuvas. A manhã começou com uma mínima de **21 °C**, mas rapidamente a temperatura subiu para níveis alarmantes.

Outras localidades no Oeste baiano também enfrentaram calor intenso. Em Luís Eduardo Magalhães, a temperatura chegou a **39,6 °C**, e em Correntina foi de **39,4 °C**. Barra e Barreiras também sofreram com temperaturas altas, registrando **38,7 °C** e **38,5 °C**, respectivamente.

A sensação térmica, que leva em conta a combinação de temperatura e umidade, foi ainda mais elevada em algumas regiões. Correntina e Luís Eduardo Magalhães registraram **38,9 °C**, Barra alcançou **38,3 °C**, enquanto Guanambi e Curaçá marcaram **34,7 °C** e **34,5 °C**, respectivamente.

Para consultar dados meteorológicos detalhados, você pode acessar o Portal do Inmet.

E você, como tem enfrentado esse calorão? Deixe suas impressões nos comentários!

Facebook Comments

ARTIGOS RELACIONADOS