Zelensky afirma que está disposto a participar de reunião Trump-Putin

Publicado:

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, revelou que está aberto a participar do encontro entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin. A reunião está marcada para ocorrer na Hungria e será a segunda cúpula bilateral destinada a discutir um acordo de paz para a Ucrânia, seguindo um encontro anterior realizado em agosto no Alasca.

Zelensky destacou que, caso receba um convite, ele compareceria a Budapeste. Ele mencionou que a melhor solução seria um formato de “diplomacia itinerante”, onde Trump se reuniria com Putin e, em seguida, também com ele. “Se me convidarem para Budapeste, estamos de acordo”, afirmou o presidente ucraniano.

Trump, que está programado para se encontrar com Putin “nas próximas duas semanas”, prometeu trabalhar rapidamente para resolver a guerra na Ucrânia após seu retorno à Casa Branca. No entanto, Zelensky expressou preocupações sobre Budapeste como local ideal para a cúpula, apontando que o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, é um forte aliado de Putin e tem feito críticas ao apoio à Ucrânia.

“Não acredito que um primeiro-ministro que bloqueia a Ucrânia em todos os âmbitos possa contribuir de maneira positiva para o nosso país”, declarou Zelensky, referindo-se à postura de Orban em relação à situação ucraniana.

O contexto atual leva a questionamentos sobre o papel de líderes europeus nas negociações de paz e no futuro da Ucrânia. O que você acha da postura de Zelensky e das negociações em andamento? Sinta-se à vontade para compartilhar sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Israel afirma ter atacado infraestruturas do Hezbollah no sul do Líbano

As Forças de Defesa de Israel (IDF) afirmaram que realizaram ataques aéreos contra infraestruturas do grupo xiita Hezbollah na área de...

Acordo no Japão abre caminho para Sanae Takaichi se tornar primeira mulher a ocupar cargo de primeira-ministra

Um novo acordo de coalizão assinado nesta segunda-feira, 20 de outubro de 2025, entre o Partido Liberal Democrático (PLD) e o Partido da...

Bombardeio israelense no centro de Gaza mata ao menos seis palestinos

Um bombardeio das Forças de Defesa de Israel (FDI) em frente a um café no centro de Gaza resultou na morte de pelo...