O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar a manutenção da alta taxa de juros no Brasil, com a Selic fixada em 15% ao ano. Lula defendeu que o Banco Central (BC) deve começar a reduzir os juros para preparar o país para uma política monetária mais eficaz.
“O Banco Central vai precisar começar a baixar os juros, porque todo mundo sabe o que nós herdamos. Estamos preparando esse país para ter uma política monetária mais séria”, afirmou o presidente.
Essas declarações ocorreram durante o lançamento do programa Reforma Casa Brasil, que oferecerá até R$ 40 bilhões em crédito para reforma de casas em todo o país.
Lula também expressou seu desejo de que os banqueiros sejam lucrativos, mas sem explorar a população. Ele comentou sobre a importância da indústria e do emprego, ressaltando que o crescimento econômico só será possível se os trabalhadores puderem consumir.
“Quero que os empresários ganhem dinheiro, mas sem extorquir o povo. Ganhe dinheiro de forma justa, emprestando a juros razoáveis”, acrescentou.
Situação da Selic
Na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), em setembro, a decisão foi por manter a Selic em 15% ao ano, de forma unânime entre os membros. Essa foi a segunda reunião seguida com a taxa inalterada, após sete aumentos anteriores.
A próxima reunião do Copom ocorrerá nos dias 4 e 5 de novembro, e a expectativa é pela manutenção da taxa.
Lula já havia criticado a Selic anteriormente, enfatizando a necessidade de cuidados para a sua redução.
Essas questões afetam a todos nós. Qual a sua opinião sobre a taxa de juros e as políticas monetárias atuais? Sinta-se à vontade para compartilhar seus pensamentos nos comentários.
Facebook Comments