Colômbia convoca embaixador nos EUA para consultas diante de tensão entre Petro e Trump

Publicado:

Na última segunda-feira, 20 de outubro, a ministra das Relações Exteriores da Colômbia, Rosa Yolanda Villavicencio Mapy, anunciou que o embaixador colombiano nos Estados Unidos, Daniel García-Peña, foi convocado para consultas. O presidente colombiano, Gustavo Petro, tomou essa decisão em meio a crescentes tensões entre sua administração e a presidência de Donald Trump.

A convocação ocorre após um comentário de Trump em sua rede social, a Truth Social, no último domingo. O ex-presidente dos EUA acusou Petro de ser “um líder de drogas ilegais que incentiva fortemente a produção maciça de drogas” e mencionou a retirada de subsídios americanos ao país.

Em resposta, Gustavo Petro rejeitou as acusações, afirmando que a Colômbia jamais foi desrespeitosa com os Estados Unidos. Ele descreveu as declarações de Trump como “grosseiras e ignorantes” em relação aos colombianos.

A situação ainda está se desenrolando, e o governo colombiano prometeu divulgar mais informações sobre as consultas do embaixador em breve. O clima de tensão entre os líderes pode impactar futuramente as relações entre os dois países.

O que você acha dessa situação? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe suas reflexões sobre as relações entre a Colômbia e os Estados Unidos.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Líderes europeus e Zelensky expressam ‘forte apoio’ a postura de Trump para paz na Ucrânia

Na terça-feira (21), líderes europeus e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se reuniram e reafirmaram seu desejo por uma paz...

Agora é oficial: imigrante que não portar o Green Card poderá ser multado nos EUA

O governo dos Estados Unidos acaba de comunicar que intensificará a fiscalização sobre uma regra antiga relacionada à imigração. A partir de agora,...

Trump ameaça ‘erradicar’ o Hamas caso não cumpra acordo de cessar-fogo com Israel

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, emitiu uma severa advertência ao Hamas, afirmando que o grupo será "erradicado" caso não cumpra com...