Trump demonstra interesse e reunião com Lula deve ocorrer na Malásia, diz imprensa dos EUA

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está interessado em se encontrar com Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, na Malásia. O possível encontro está previsto para ocorrer durante a cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean). A informação foi divulgada pela imprensa americana, que cita um funcionário da Casa Branca.

A reunião, que deve acontecer na manhã de domingo, pelo horário de Brasília, está sendo discutida após uma ligação recente entre Lula e Trump. O Itamaraty já havia sinalizado que o encontro poderia ocorrer neste domingo. No entanto, o governo brasileiro ainda não confirmou oficialmente a reunião, nem a Casa Branca fez um anúncio sobre o assunto.

O planejamento de Brasília é aguardar que Trump apresente suas demandas antes de discutir suas próprias propostas, segundo duas fontes com conhecimento do assunto. É importante ressaltar que o local escolhido para o encontro foi considerado neutro por ambas as partes.

Lula e Trump se encontraram pessoalmente pela primeira vez durante a Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova York, onde tiveram uma breve conversa. Desde então, houve um diálogo por telefone, no qual Lula solicitou a Trump uma revisão da sobretarifa de 40% em produtos brasileiros.

Além da questão tarifária, o encontro deve abordar a crescente tensão entre os Estados Unidos, a Venezuela e a Colômbia. A diplomacia brasileira é cautelosa e não tem expectativa de soluções imediatas, deixando claro que não se discutirá a política interna do Brasil.

E você, o que pensa sobre essa possível reunião? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Suspeito de tiroteio em festival judaico na Austrália comparece pela primeira vez ao tribunal

Um homem de 24 anos, Naveed Akram, acusado de matar 15 pessoas em um tiroteio durante um festival judaico na praia de Bondi,...

Rubio reforça apoio a Orbán e assina acordo nuclear em Budapeste

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, manifestou apoio à candidatura de Viktor Orbán à reeleição para um quinto mandato, durante visita...

Governo dos EUA reduz efetivo do ICE em Minnesota

O czar da fronteira dos Estados Unidos, Tom Homan, afirmou em entrevista à CBS que cerca de 1.000 agentes de imigração deixaram a...