Um alívio nas contas de luz e no seguro de veículos contribuiu para manter o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de outubro em 0,18%. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a redução de 1,09% na energia elétrica residencial teve um impacto de -0,05 ponto percentual sobre o índice.
A queda significativa no seguro voluntário de veículos, que apresentou um recuo de 2,12%, também contribuiu, impactando em -0,02 ponto percentual no cálculo do IPCA-15. Essas diminuições foram importantes, já que outros itens, como a gasolina, geraram pressões no índice.
Entre os itens que mais influenciaram o aumento de preços, destacam-se a gasolina, que subiu 0,99%, e o aluguel residencial, com alta de 0,95%. As passagens aéreas também tiveram um aumento considerável de 4,39%. O gás de botijão e o etanol também contribuíram para a alta, com crescimento de 1,44% e 3,09%, respectivamente.
Essas variações demonstram o impacto de gastos cotidianos nos orçamentos das famílias e a importância de acompanhar as oscilações de preços que afetam a economia local.
E você, como tem sentido as mudanças nos preços dos serviços e produtos que consome? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments