Polícia Federal assina Convenção da ONU contra crimes cibernéticos

Publicado:

Neste sábado (25), o Brasil tornou-se signatário da Convenção das Nações Unidas Contra o Crime Cibernético. Com a adoção pelo Brasil, o tratado estabelece as bases para a cooperação internacional contra crimes digitais.

A assinatura foi feita pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, durante uma cerimônia em Hanói, no Vietnã. Rodrigues faz parte da comitiva que acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em uma visita ao sudeste asiático com o objetivo de fortalecer relações políticas e ampliar o comércio brasileiro.

Além do Brasil, outros 59 países também assinaram o pacto. A assinatura serve como uma intenção política, mas a adesão definitiva, que traz obrigações legais, depende da aprovação do Congresso Nacional.

De acordo com a Polícia Federal, a Convenção prevê a definição de crimes cibernéticos, incluindo o abuso sexual infantil online.

A PF destacou que a convenção permitirá a troca de provas eletrônicas, facilitando a cooperação internacional no combate a esses crimes e na proteção das vítimas.

Adotado pela Assembleia-Geral da ONU desde dezembro de 2024, o tratado inclui disposições de segurança e garantias de proteção aos direitos humanos, fundamentais para as ações contra crimes cibernéticos.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, presente na cerimônia, classificou o pacto como um “tratado histórico para a nova era digital”. Ele ressaltou a importância da iniciativa para enfrentar as “ameaças crescentes” no ciberespaço, lembrando que a criminalidade digital pode roubar sustento, financiar o tráfico e espalhar material de abuso infantil.

O que você acha dessa nova etapa na luta contra crimes digitais? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pacata, Igaratá vira point de influencers e refúgio de membros do PCC

Igaratá, uma cidade com pouco mais de 10 mil habitantes e famosa por suas águas e represa, tornou-se um cenário não apenas de...

Veja momento em que Marcella confirma agressão e término com Dado

Neste sábado, 25 de outubro, Marcella Tomaszewski usou os stories do Instagram para desmentir rumores sobre uma agressão por parte de Dado Dolabella....

Influenciadora “Erva Afetiva” permanece presa após audiência de custódia em Salvador

A influenciadora digital Melissa Said, conhecida como “Erva Afetiva”, ficará presa por mais 30 dias após a audiência de custódia realizada no último...