Itamaraty divulga foto da 1ª reunião técnica para acordo Brasil-EUA

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Kuala Lumpur – O Itamaraty divulgou na segunda-feira uma imagem da primeira reunião técnica entre negociadores do Brasil e dos EUA. O objetivo é construir um acordo sobre as tarifas aplicadas a produtos brasileiros. As equipes dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump se reuniram na Malásia e devem voltar a se encontrar nas próximas semanas.

O encontro em Kuala Lumpur aconteceu na manhã de segunda-feira, dia 27, como desdobramento da conversa entre os dois presidentes. O Itamaraty destacou que o diálogo é sobre as tarifas impostas pelos EUA. Participaram desse primeiro encontro o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o secretário-executivo do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Rosa, e o assessor-chefe adjunto da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais, Audo Faleiro.

Do lado norte-americano, estiveram presentes o representante de comércio dos EUA, Jamieson Greer, e o secretário do Tesouro, Scott Bessent. Durante a reunião, ficou decidido que uma comitiva brasileira irá a Washington na primeira semana de novembro.

Fontes do governo brasileiro mencionam que os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Geraldo Alckmin (Indústria, Comércio e Serviços) podem liderar a comitiva, além do próprio chanceler Mauro Vieira. O governo acredita que essa visita ajudará a entender melhor as demandas dos EUA, que ainda não foram claramente apresentadas.

Perspectiva de acordo

Após o encontro, Lula afirmou que espera um acordo breve. “Estou convencido de que em poucos dias teremos uma solução definitiva entre o Brasil e os Estados Unidos. Estou voltando para casa satisfeito e acreditando que tudo dará certo para o povo brasileiro”, disse ele.

Lula também comentou sobre possíveis obstáculos nas negociações, afirmando que possui meios de contatá-los diretamente. “Já falei com meus negociadores. Assim que obtivermos algum resultado, pretendo ligar diretamente para Trump”, afirmou durante coletiva de imprensa na Malásia.

Trump se manifestou após a reunião, destacando que o encontro foi positivo. “Não sei se algo vai acontecer, mas eles estão interessados em fechar um acordo. No momento, eles estão pagando cerca de 50% de tarifa”, mencionou o presidente dos EUA enquanto se dirigia ao Japão.

O desenrolar dessas negociações pode ter um impacto significativo nas relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos. O que você acha dessas discussões? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Onde assistir João Fonseca e Marcelo Melo nas duplas do Rio Open

Meta description: Na Rio Open, João Fonseca e Marcelo Melo disputam vaga na semifinal das duplas nesta quarta-feira, 18/2. Leia os destaques e...

VÍDEO: Pastor da Assembleia de Deus deseja câncer à escola de samba que homenageou Lula no RJ: “Deus vai responder”

Acadêmicos de Niterói homenageou o presidente Lula (PT) na primeira noite do Grupo Especial do Carnaval do Rio. Em resposta, o pastor Elias...

Chikungunya pode ser transmitida em grande parte da Europa, diz estudo

Casos de chikungunya sobem no mundo; Europa pode ser mais afetada A chikungunya está em ascensão global e a Europa pode enfrentar surtos...