Shutdown nos EUA já afeta 13 mil voos com falta de controladores de tráfego

Publicado:

A suspensão do governo americano, conhecida como “shutdown”, está causando grandes problemas no dia a dia da população. Um dos setores mais afetados é o da aviação, que já registrou mais de 11 mil voos atrasados em apenas duas dias. Essa situação é resultado da falta de um acordo orçamentário no Congresso, que levou à paralisação de diversos serviços públicos desde 1º de outubro.

No último domingo, foram registrados 8.600 voos atrasados, e na segunda-feira, mais 2.700, totalizando mais de 11.300 voos afetados em 48 horas. A ausência de controladores de tráfego aéreo, que são funcionários federais, é a principal causa desses atrasos. Além do caos nos aeroportos, a paralisação impacta outros serviços essenciais, como parques nacionais, museus e a emissão de vistos.

A situação gera um efeito em cadeia na economia. Funcionários públicos federais não recebem seus salários, o que reduz o consumo. Há ainda o risco de demissões em setores que dependem de serviços governamentais. O “shutdown” é resultado de um impasse entre Democratas e Republicanos sobre a aprovação do orçamento, o que impede a liberação de recursos para a máquina pública.

Analistas apontam que a demora na resolução do problema pode agravar os prejuízos econômicos, que já estão na casa dos bilhões de dólares. Enquanto os partidos não chegam a um acordo, a população norte-americana segue enfrentando as consequências dessa paralisação.

E você, como vê essa situação? Acredita que a falta de acordo pode impactar ainda mais a rotina das pessoas? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Potente furacão Melissa provoca ‘danos vultosos’ e inundações em Cuba

O furacão Melissa, um dos mais fortes a atingir a região, causou “danos consideráveis” em Cuba e agora se dirige para as Bahamas....

Fed anuncia corte de 0,25% nas taxas de juros nos EUA

O Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, confirmou nesta quarta-feira (29) uma redução de 0,25% nas taxas de juros, que agora...

Chefe da ONU está ‘muito preocupado’ com número de mortos na megaoperação policial no Rio de Janeiro

António Guterres, chefe da ONU, expressou sua preocupação em relação ao número elevado de mortes na megaoperação policial contra a organização criminosa Comando...