Trump anuncia redução de tarifa imposta à China após reunião com Xi

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Após um encontro com o líder da China, Xi Jinping, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a redução das tarifas sobre produtos chineses. A alíquota, que era de 57%, agora será de 47%, representando uma diminuição de cerca de 10 pontos percentuais. A reunião aconteceu na manhã de quinta-feira, 30 de outubro, no horário local de Brasília.

Em troca, a China se comprometeu a suspender a exigência de licenças para exportar produtos com terras raras e a retomar a compra de soja dos agricultores americanos. Além disso, foram discutidas ações contra o comércio ilegal de fentanil.

Trump descreveu a reunião como “incrível”. Ele anunciou as medidas durante o voo de volta a Washington.

“A questão das terras raras já foi resolvida”, afirmou Trump, destacando que se trata de um problema global, não apenas dos Estados Unidos. Ele espera que essa questão desapareça do vocabulário por um tempo.

Os presidentes também concordaram em colaborar em relação à Ucrânia, um assunto que, segundo Trump, “foi mencionado com muita força”. Ele mencionou que ambos estão dispostos a trabalhar juntos para alcançar um acordo, apesar de reconhecer que a China compra petróleo da Rússia, o que não foi amplamente discutido.

Visitas de Estado programadas

Os líderes combinaram visitas de Estado recíprocas para o próximo ano. Trump deverá visitar Pequim em abril, enquanto Xi vai à capital dos EUA em uma data posterior.

O acordo, anunciado após a reunião que ocorreu em segredo na Base Aérea de Gimhae, na Coreia do Sul, encerra as negociações sobre as sobretaxas impostas por Trump em abril. Essa medida busca apaziguar a relação comercial instável entre os países, marcada por disputas científicas, militares e tecnológicas.

A escolha da cidade foi estratégica, uma vez que fica próxima a Gyeongju, onde líderes da região estão participando da cúpula da Apec (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico). As negociações entre Xi e Trump ocorreram à margem do evento.

O que você acha dessa redução de tarifas? Deixe seus comentários e compartilhe sua opinião sobre os desdobramentos dessa reunião entre os líderes das duas potências.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bruno Reis comemora primeiro show gratuito de Roberto Carlos em Salvador e brinca sobre próximas atrações: “Fábio Jr?”

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, comemorou o sucesso do primeiro show aberto e gratuito de Roberto Carlos na capital baiana, realizado nesta sexta-feira...

Nova lei de NY exige que redes sociais alertem jovens de perigo mental

A governadora de Nova York, Kathy Hochul, sancionou nesta sexta-feira (26/12) uma lei que exige que plataformas de mídia social com rolagem infinita,...

Novo salário mínimo injetará R$ 81,7 bi na economia, estima Dieese

O piso mínimo de R$ 1.621 entra em vigor em 1º de janeiro de 2026. O Dieese projeta que o reajuste pode injetar...