TSE marca para terça-feira julgamento que pode cassar mandato do governador do Rio de Janeiro

Publicado:

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para a próxima terça-feira, dia 4, o julgamento de ações que podem levar à cassação e inelegibilidade do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Rodrigo Bacellar (União Brasil).

Ambos estão sendo acusados de abuso de poder político e econômico durante as eleições de 2022. A investigação alega a existência de um esquema de contratação de cabos eleitorais através do Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro).

Relatos da Folha de S.Paulo apontam que milhares de pessoas foram contratadas sem os devidos processos transparentes, com indícios de utilização política de projetos administrados pela Ceperj e pela Uerj.

As investigações do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) revelaram que aproximadamente R$ 248 milhões foram sacados em dinheiro vivo por indivíduos associados ao suposto esquema.

Em maio de 2024, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) havia absolvido Castro e Bacellar das acusações. No entanto, o Ministério Público Eleitoral (MPE) recorreu ao TSE, pedindo uma nova análise do caso.

A ministra Isabel Gallotti será a relatora do processo, que também contará com a participação da presidente do TSE, Cármen Lúcia, além dos ministros André Mendonça, Kassio Nunes Marques, Antonio Carlos Ferreira, Floriano de Azevedo Marques e Estela Aranha.

E você, o que acha dessa situação? Deixe sua opinião nos comentários e participe da discussão!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tribunal sul-africano reconhece que Prêmio Nobel da Paz Albert Luthuli foi assassinado pelo regime do Apartheid em 1967

Um tribunal em Pietermaritzburg chegou a uma importante conclusão: Albert Luthuli, ex-líder do Congresso Nacional Africano (CNA)...

Presidente da OAB nega que AGU seja “trampolim” para vaga no STF: “Uma injustiça com o cargo”

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, fez comentários importantes durante o 13º Encontro Nacional do Colégio...