Trump ameaça Nigéria e ordena que departamento de guerra “se prepare”

Publicado:

Chip Somodevilla/Getty Images

Imagem colorida do presidente dos Estados Unidos Donald Trump
1 de 1 Imagem colorida do presidente dos Estados Unidos Donald Trump – Foto: Chip Somodevilla/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou suas redes sociais no último sábado (1º/11) para comunicar que ordenou ao Departamento de Guerra dos EUA que “se prepare para uma possível ação militar” contra a Nigéria. Isso ocorreria caso o governo nigeriano não consiga conter o que ele descreve como homicídios em massa de cristãos por “terroristas islâmicos”.

Além disso, Trump ameaçou suspender toda a assistência e ajuda humanitária ao país africano, se o cenário continuar.

“Se o governo nigeriano continuar a permitir o assassinato de cristãos, os EUA imediatamente pararão toda ajuda e podem muito bem entrar nesse país ‘com armas em punho’, para ‘varrer’ os terroristas islâmicos que estão cometendo essas atrocidades”, escreveu.

Trump já havia mencionado, na sexta-feira (31/10), que o cristianismo enfrenta uma “ameaça existencial” na Nigéria, classificando o país como “País de Preocupação Particular” em relação às violações da liberdade religiosa.

O presidente nigeriano, Bola Ahmed Tinubu, refutou as alegações dos EUA, afirmando que a caracterização do país como “religiosamente intolerante” não reflete a realidade. Ele enfatizou que a liberdade de crença é garantida pela constituição.

A Nigéria, o país mais populoso da África, enfrenta vários desafios de segurança interna, como a insurgência do grupo Boko Haram, conflitos entre agricultores e pastores, violência étnico-religiosa e rivalidades regionais.

Qual é a sua opinião sobre a postura de Trump em relação à Nigéria? Compartilhe suas ideias e comente abaixo!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Entregamos tudo e deram tiro na cabeça dela”, diz pai de jovem morta

O pai de Beatriz Munhoz, uma jovem de 20 anos, se manifestou em redes sociais após a morte violenta da filha,...

EUA: “Há setores da economia em recessão”, diz secretário do Tesouro

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, declarou que a economia do país apresenta um panorama geral positivo, mas enfatizou que...

Dupla é alvejada por PMs após roubo em avenida na zona oeste de SP

Dois suspeitos foram atingidos por tiros da Polícia Militar na tarde deste domingo na avenida Geovanni Gronchi, no bairro da Vila Andrade, zona...