As narrativas inspiradas em fatos reais têm grande apelo na arte, e no gênero de terror isso não é diferente. Desde filmes a séries, como a recente “Monstro: A História de Ed Gein”, lançada pela Netflix em 2025, essas histórias conseguem envolver e assustar o público. Mas os videogames também têm seu espaço nesse universo. Aqui estão cinco jogos de terror que tiram inspiração de eventos reais.
5 jogos de terror baseados em histórias reais
- Kholat
- Chernobylite
- Fears to Fathom
- The Town of Light
- Dark Pictures Anthology: The Devil in Me
Kholat

- Plataformas: PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.
O survival horror “Kholat” se baseia no Incidente do Passo Dyatlov, que ocorreu na União Soviética em 1959. Nove estudantes morreram durante uma expedição de esqui nos Montes Urais, e seus corpos foram encontrados em condições estranhas, aumentando o mistério em torno do caso, que ainda não possui explicações claras.
No jogo, o jogador assume o papel de um investigador que explora a região, enfrentando criaturas e fenômenos inexplicáveis à medida que tenta descobrir o que realmente aconteceu.
Chernobylite

- Plataformas: PC, Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S.
Em “Chernobylite“, um jogo de tiro em primeira pessoa e survival horror, o protagonista é um ex-físico que explora a Zona de Exclusão de Chernobyl, onde ocorreu o desastre nuclear de 1986. Embora a ambientação seja real, a história e os personagens são fictícios.
Os jogadores enfrentam tanto inimigos humanos quanto criaturas sobrenaturais, enquanto gerenciam recursos e armadilhas para sobreviver.
Fears to Fathom

- Plataformas: Steam.
Disponível na Steam, “Fears to Fathom” é um jogo de terror psicológico que se divide em capítulos. Cada um deles é inspirado em relatos reais assustadores enviados por usuários ao desenvolvedor Mukul Negi. O jogo oferece uma experiência rica em exploração e interação em diferentes cenários.
The Town of Light

- Plataformas: PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.
O jogo “The Town of Light” se passa no Ospedale Psichiatrico di Volterra, um hospital psiquiátrico real na Toscana, famoso por seus maus-tratos a pacientes. O jogador controla Renée, uma ex-paciente que retorna ao local abandonado em busca de respostas sobre seu passado nos anos 1940.
Dark Pictures Anthology: The Devil in Me

- Plataformas: PC, Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S.
Na série “Dark Pictures Anthology“, “The Devil in Me” é um jogo interativo que leva os jogadores a uma versão fictícia do “Murder Castle”, construído por H. H. Holmes em Chicago nos anos 1890. Holmes foi um dos primeiros serial killers documentados nos EUA.
No jogo, cinco protagonistas precisam escapar das armadilhas e solucionar enigmas enquanto exploram o castelo, que foi projetado para capturar suas vítimas.
Gostou da seleção? Deixe sua opinião e compartilhe qual desses jogos você gostaria de experimentar ou já jogou. Estamos curiosos para conhecer suas experiências e recomendações!

Facebook Comments