Papa denuncia ‘sofrimento inaceitável’ da população no Sudão

Publicado:

O papa Leão XIV fez um apelo urgente neste domingo (2) para que cesse a violência no Sudão. Ele também pediu a abertura de corredores humanitários em meio ao que considera uma situação de “sofrimento inaceitável” da população, especialmente na cidade de El Fasher, em Darfur.

Durante a oração do Angelus, o pontífice expressou sua profunda preocupação com as tragédias que chegam do país africano. Ele destacou relatos de “violências indiscriminadas contra mulheres e crianças” e “ataques a civis indefesos”. Segundo ele, a situação já insustentável para os moradores do Sudão foi agravada após meses de conflito.

Desde abril de 2023, a guerra no Sudão já resultou em dezenas de milhares de mortos e milhões de deslocados, tornando a crise humanitária a mais severa atualmente, de acordo com informações da ONU. O conflito surgiu de uma disputa de poder entre o general Abdel Fatah al Burhan, comandante do Exército regular, e o general Mohamed Daglo, líder das Forças de Apoio Rápido (FAR).

Recentemente, as FAR conquistaram El Fasher, a última grande cidade de Darfur que ainda estava fora de seu controle. Isso levou a uma fuga em massa de civis e a um aumento da violência contra a população local.

O apelo do papa ressoa em um momento crítico, onde a necessidade de ação imediata se torna cada vez mais evidente. E você, o que acha dessa situação? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA anunciam ajuda humanitária milionária para ajudar moradores de Cuba atingidos pelo Furacão Melissa

Os Estados Unidos declararam neste domingo (2) uma ajuda humanitária de três milhões de dólares, cerca de R$ 16 milhões, para os moradores...

Prefeito é morto a tiros durante celebrações do Dia dos Mortos no México

O prefeito de Uruapan, na região de Michoacán, Carlos Alberto Manzo Rodríguez, foi morto a tiros na noite de sexta-feira durante as celebrações...

Presidente do México condena assassinato de prefeito de Uruapan e promete ação contra impunidade

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, expressou sua indignação neste domingo (2) após o assassinato do prefeito de Uruapan, Carlos Manzo. Ele foi...