EUA anunciam ajuda humanitária milionária para ajudar moradores de Cuba atingidos pelo Furacão Melissa

Publicado:

Os Estados Unidos declararam neste domingo (2) uma ajuda humanitária de três milhões de dólares, cerca de R$ 16 milhões, para os moradores de Cuba impactados pelo Furacão Melissa. O furacão atingiu várias províncias no leste da ilha, causando numerosos estragos.

O Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental do governo americano anunciou que a ajuda será coordenada em colaboração com a Igreja Católica. “Estamos distribuindo a ajuda diretamente aos cidadãos do leste de Cuba, que foram severamente afetados pela devastação do furacão”, informou o Escritório em uma postagem no X.

Melissa, que durante a semana causou destruição em grande parte da Jamaica, também impactou o leste de Cuba, além de provocar inundações no Haiti, resultando em cerca de 60 mortes no Caribe. O governo cubano evacuou mais de 700.000 pessoas como medida de precaução, e até agora não registrou mortes. No entanto, diversas províncias sofreram danos significativos, como a destruição de casas, cortes de energia e perda de colheitas.

Historicamente, a Igreja Católica tem funcionado como mediadora em diálogos entre Cuba e os Estados Unidos. Este anúncio ocorre em um contexto complexo, já que Washington, há décadas, mantém um embargo econômico contra a ilha. Recentemente, o ex-presidente Joe Biden retirou Cuba da lista de “patrocinadores do terrorismo”, mas Donald Trump reinstituiu a medida logo em seu mandato.

Além de Cuba, as equipes de ajuda humanitária dos Estados Unidos também foram mobilizadas para outros países do Caribe, como República Dominicana, Jamaica, Bahamas e Haiti. O secretário de Estado, Marco Rubio, reafirmou que Cuba está incluída nesta iniciativa de ajuda. Outros países, como Venezuela e México, já enviaram apoio à ilha, além de agências da ONU.

Como você vê essa situação? Compartilhe suas opiniões nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trump diz que os dias de Maduro como presidente da Venezuela estão contados

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recentemente se manifestou sobre a situação política na Venezuela. Em uma entrevista ao programa 60 Minutes,...

Cristãos e muçulmanos da Nigéria rejeitam intervenção de Trump

Moradores da Nigéria, de diferentes religiões, expressaram forte oposição às declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ele sugeriu uma possível intervenção...

Juíza proíbe Trump de enviar Guarda Nacional a Portland

Uma juíza federal do Oregon emitiu uma decisão que impede o governo do presidente Donald Trump de mobilizar tropas da Guarda Nacional para...