A Toyota anunciou a retomada da produção de veículos no Brasil nesta segunda-feira (3), depois de uma paralisação de mais de 40 dias devido aos danos na linha de motores em Porto Feliz (SP), causados por um vendaval em setembro.
As fábricas de Indaiatuba e Sorocaba, localizadas no interior de São Paulo, voltaram a funcionar de forma gradual, utilizando motores e peças que estão sendo importados de outras unidades da empresa no exterior.

Tempestade devastadora
A paralisação começou em 23 de setembro, após chuvas intensas e ventos fortes que ocasionaram sérios danos à planta de Porto Feliz, responsável pela fabricação de motores para os modelos Corolla e Corolla Cross.
A tempestade afetou diversas áreas do estado, resultando em destelhamentos e desabamentos. A Defesa Civil registrou 33 ocorrências, com 24 pessoas feridas e oito desabrigadas. Em Porto Feliz, dez pessoas ficaram feridas e oito ficaram sem teto devido aos estragos na fábrica da Toyota.
Plano emergencial de produção
- A montadora interrompeu todas as atividades industriais no Brasil enquanto a planta de Porto Feliz estava fechada;
- Um plano emergencial foi implementado, que inclui a importação de motores e componentes;
- A produção priorizará as versões híbridas do Corolla em Indaiatuba e do Corolla Cross em Sorocaba durante os meses de novembro e dezembro;
- A escolha por iniciar com os modelos híbridos deve-se ao fato de que seus motores já eram produzidos em outras unidades da Toyota e por terem maior valor de mercado;
- A produção vai atender tanto o mercado interno quanto as exportações para a América Latina.

Para recuperar o volume de produção perdido durante a paralisação, a Toyota planeja acelerar o ritmo nos próximos meses. A fábrica de Sorocaba funcionará em três turnos, enquanto Indaiatuba manterá seus dois turnos normais.
A segunda fase da retomada está prevista para janeiro de 2026, quando incluirá os modelos com motores convencionais, como as versões flex do Corolla e Corolla Cross, além do Yaris Hatch, destinado à exportação. A expectativa é que a produção atinja a normalidade até fevereiro de 2026.
Enquanto isso, a planta de Porto Feliz permanecerá fechada, sem previsão de reabertura. A Toyota classificou os danos como de grande extensão e as equipes estão avaliando a condição dos equipamentos e a possibilidade de transferência temporária do maquinário.
Cerca de 800 funcionários da fábrica de motores estão em layoff, enquanto os 5,8 mil trabalhadores de Sorocaba e 1,5 mil de Indaiatuba voltaram ao trabalho no dia 21 de outubro, após um período de férias coletivas emergenciais.

O vendaval também afetou o cronograma de lançamentos da marca no Brasil. O SUV compacto Yaris Cross, que estava previsto para outubro, teve seu lançamento adiado para novembro.
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