O vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kássio Nunes Marques, participou nesta terça-feira (5) de uma cerimônia em homenagem aos 176 anos de nascimento de Rui Barbosa, realizada no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), em Salvador. O ministro ressaltou a importância do jurista baiano para o pensamento jurídico e político do Brasil e celebrou a entrega da Medalha Rui Barbosa ao escritor, empresário e ex-deputado constituinte Joacy Góes.
Durante seu discurso, Nunes Marques destacou o significado da data e a relevância da medalha, uma das maiores honrarias do Judiciário baiano. Ele fez menção ao impacto dos textos de Rui Barbosa em sua vida, especialmente à “Oração aos Moços”, citando um trecho que fala sobre a importância da legislação ser aplicada com justiça.
Sobre Joacy Góes, o ministro enfatizou a diversidade da trajetória do homenageado, que representa “a complexidade e a força da Bahia”. Nascido em Ipirã, Joacy se tornou um empresário de sucesso, transformando uma empresa familiar em um dos maiores conglomerados do estado e se destacou também como intelectual, político e jornalista. “Ele mostrou ser, antes de tudo, um construtor de negócios com vocação para a liberdade”, disse o ministro.
Nunes Marques recordou ainda a atuação de Joacy como deputado federal constituinte em 1988, onde foi relator do Código de Defesa do Consumidor e autor de dispositivos sobre a distribuição de recursos orçamentários da União. “Foi um arquiteto da nova república, que trouxe a voz da Bahia para a fundação da nossa democracia moderna”, afirmou.
O ministro também destacou a contribuição de Joacy para a memória e cultura baianas, enfatizando sua atuação como presidente da Academia de Letras da Bahia e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. “Joacy é a síntese do homem que soube construir, legislar e interpretar o legado do seu povo. Sua vida é um exemplo de como o conhecimento e a cultura fortalecem a democracia e o sistema jurídico brasileiro”, afirmou.
Nunes Marques também aproveitou a oportunidade para celebrar seus cinco anos de atuação como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), um marco que coincide com o aniversário de Rui Barbosa e com a entrega da Medalha do Mérito Educacional ao desembargador Mário Albiani.
“Hoje é um dia de júbilo. Celebro meus cinco anos no Supremo, a homenagem a Rui Barbosa e o reconhecimento a Joacy Góes, um homem cuja trajetória inspira o serviço público, a cultura e o amor à Bahia”, concluiu.
O que você acha dessa celebração e do legado de figuras tão importantes para a Bahia e para o Brasil? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments