STF reconhece omissão do Congresso e defende implementação de taxação de grandes fortunas no Brasil

Publicado:

Na última quinta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a omissão do Congresso em criar e aprovar o Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF), uma determinação que consta no Artigo 153 da Constituição desde 1988. A decisão foi tomada com um único voto contrário do ministro Luiz Fux e valida a Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) apresentada pelo PSOL em 2019.

O partido argumentou que o Artigo 153 prevê que a União deve criar uma lei complementar para instituir esse imposto. A advogada Bruna Freitas do Amaral, do PSOL, defendeu que sua aprovação é fundamental para promover justiça social e combater a pobreza, temas que também são abordados na Constituição.

Apesar do reconhecimento da omissão, o STF não estabeleceu um prazo para que o Congresso aprove a medida, já que o Judiciário não tem a prerrogativa de criar o imposto diretamente.

De acordo com a Agência Brasil, o ministro Flávio Dino argumentou que a omissão do Congresso é inconstitucional e ressaltou a injustiça do sistema tributário atual, que penaliza os mais vulneráveis. A ministra Cármen Lúcia também fez uma observação importante: a Constituição já tem 37 anos e o imposto ainda não foi instituído.

“Quando não se cobra, o sistema fica capenga em relação a uma parte da sociedade. Em 37 anos, essa omissão pode ser considerada inconstitucional”, afirmou.

Outros ministros, como Cristiano Zanin, Nunes Marques, Dias Toffoli e Alexandre de Moraes, também reconheceram a omissão. Contudo, Luiz Fux discordou, afirmando que o Parlamento tem se debruçado sobre o assunto e que deve-se respeitar as decisões políticas do Congresso.

O que você pensa sobre essa decisão do STF? Acha que a taxação de grandes fortunas é necessária para o Brasil? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eduardo Bolsonaro se reúne com premiê da Hungria nos EUA

Na quinta-feira, 6 de novembro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) se encontrou com o primeiro-ministro da Hungria, Viktor...

TRT-BA institui grupo de trabalho para regulamentar auxílio de telefonia para oficiais de justiça

Na última quarta-feira (5), o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-BA) anunciou a formação de um Grupo de Trabalho (GT) para...