Justiça rejeita ação contra Fabrício Abrantes por abuso de poder e propaganda eleitoral antecipada em Brumado

Publicado:

A Justiça Eleitoral decidiu, nesta quinta-feira (6), arquivar a ação do Ministério Público da Bahia (MP-BA) contra o prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes (Avante), e o vice-prefeito Marlúcio Vilasboas Abreu. Eles foram acusados de abuso de poder econômico e propaganda eleitoral antecipada.

A denúncia do MP-BA alegava que os gestores teriam usado cerca de R$ 767 mil, incluindo R$ 400 mil em emendas parlamentares, para promover o “Arraial da Alegria” em junho de 2024, um evento que contou com shows de artistas nacionais, com a intenção de favorecer a imagem de Fabrício Abrantes como pré-candidato à reeleição.

A defesa argumentou que o “Arraial da Alegria” foi um evento cultural e esportivo com apoio formal da Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia (Sufotur), sem relação com ações eleitorais.

Em sua decisão, o juiz Rodrigo Medeiros Sales, da 90ª Zona Eleitoral, afirmou que “não houve nenhum vínculo de propaganda irregular, mas sim a divulgação legítima de uma ação local”.

Ele destacou que promover eventos que beneficiam a cidade contribui para a credibilidade junto ao eleitorado. O juiz concluiu que interpretar essa promoção como abuso eleitoral limitaria o debate público e a liberdade de expressão política, decidindo que as alegações de ilícitos não se configuram, assim, as sanções jurídicas não são aplicáveis.

O desfecho da ação traz à tona discussões importantes sobre a linha entre promoção pessoal e ações de interesse público. O que você acha dessa decisão? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Senado dos EUA rejeita plano para vetar ataques à Venezuela

O Senado dos Estados Unidos rejeitou, nesta quinta-feira, uma proposta que buscava impedir ataques em território venezuelano sem a autorização do Congresso. A...

Bill Gates afirma que crise climática não vai acabar com humanidade

Recentemente, Bill Gates publicou uma dissertação em que afirma que "a mudança climática não vai acabar com a humanidade". Em seu argumento, ele...

Torcidas de Ceará e Fortaleza dão show nas arquibancadas; confira

Na última quinta-feira, 6 de novembro, Ceará e Fortaleza se enfrentaram...