Servidor do INSS é afastado por suspeita de fraude na Previdência

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

WhatsApp Image 2022 03 22 at 09.00.42

Uma operação contra um esquema de fraudes na Previdência Social foi deflagrada no interior da Bahia, nesta terça-feira (22). O alvo da Operação Marco Verso é um servidor público que atuava nas agências de Mutuípe e Amargosa. Ele agia em parceria com uma advogada de direito previdenciário, segundo a polícia.

Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, sendo dois em Santo Antônio de Jesus e dois em Amargosa, expedidos pela Justiça Federal, em Jequié, que decretou também o afastamento das funções públicas do servidor do INSS. O prejuízo aos cofres públicos é estimado em R$ 3 milhões, referentes a 47 benefícios fraudados. A operação acontece em conjunto com com a Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT) do Ministério do Trabalho e da Previdência. 

As investigações apontam que, desde 2016, o servidor concedia benefícios com inserções de atividades urbanas e rurais fictícios nos sistemas da Previdência, com agendamentos e antecipação de atendimentos.

Ainda de acordo com a polícia, o servidor fazia os atendimentos em detrimento do sistema de agendamento do INSS, “burlando a impessoalidade e atuando indevidamente nos processos”. As concessões aconteciam principalmente em reabertura de processos administrativos de benefícios indeferidos anteriormente, mediante a inserção de dados fictícios. Assim, os benefícios geravam pagamentos retroativos em valores altos, em parcela única.

A suspeita é de que a concessão indevida dos processos beneficiava especialmente os clientes de uma advogada com atuação na área previdenciária na região de Santo Antônio de Jesus, Mutuípe e Amargosa. Os valores decorrentes dos citados pagamentos indevidos eram, em sua maioria, transferidos pelos segurados à citada advogada. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PF encontra terceiro imóvel ligado a ex-presidente do Rioprevidência no Rio

Além do apartamento alugado no mesmo prédio onde morava, a Polícia Federal encontrou um terceiro imóvel que seria usado como base pelo ex-presidente...

Membro do PCC atuou em roubo na Biblioteca Mário de Andrade, diz polícia

A Polícia Civil de São Paulo concluiu o inquérito sobre o roubo ocorrido em dezembro de 2025 na Biblioteca Mário de Andrade. Segundo...

Executor confessa: Polícia prende no ES autor de homicídio em Itamaraju após conclusão de inquérito

Itamaraju: a Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Itamaraju, encerrou as investigações sobre o homicídio de Eduardo Oliveira da...