Queiroga busca consenso para rebaixar pandemia para endemia

Publicado:

Diante do avanço da flexibilização das restrições contra a covid-19, o Brasil caminha para pôr fim à chamada Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, decretada em fevereiro de 2020. ?? o que indica o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que, ontem, voltou a falar sobre a possibilidade, mas sem a pressa que foi cobrada pelo presidente Jair Bolsonaro, há poucos dias.

 

 

“Nós rumamos para pôr fim a essa emergência sanitária. ?? uma prerrogativa do ministro, por meio de um ato, mas o ministro não vai tomar essa decisão sozinho. Vai tomar ouvindo as secretarias municipais e estaduais de Saúde, os outros ministérios, os outros Poderes, para que transmitamos segurança para nossa população”, afirmou o ministro, em Belo Horizonte.

Queiroga vem fazendo esse trabalho de convencimento há alguns dias. Para tentar fechar um consenso, ele se reuniu com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); e com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, para discutir a flexibilização das restrições.

Apesar de dar a impressão de que deseja saber a opinião de integrantes do Legislativo e do Judiciário sobre a possibilidade de levantar as restrições, a posição de Queiroga está consolidada. “Estamos, hoje, com a pandemia em um cenário de desaceleração franca, em todas as regiões do Brasil. Temos vários estados e municípios onde a pandemia está sob controle, tanto é assim que em mais de 16 estados já se flexibilizou o uso da máscara”, ressaltou.

Na quinta-feira (17), o estado de São Paulo desobrigou a proteção em locais fechados, com exceção do transporte público e das unidades de saúde.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil contrata navios para ampliar hospedagem na COP30 em Belém

Em uma ousada iniciativa para acolher os participantes da 30ª Conferência do Clima da ONU (COP30), que ocorrerá em Belém, Pará, o Brasil...

‘Dona de Mim’: Jaques surpreende com crueldade contra Sofia

A tensão na mansão Boaz atinge seu ápice com a chegada de Jaques (Marcello Novaes), que traz consigo uma crueldade inesperada após a...

Apresentador revela que vive romance com três pessoas

Gominho, o carismático apresentador, recentemente compartilhou uma revelação que deixou seus fãs intrigados: ele vive um romance não-monogâmico, envolvendo-se com três pessoas simultaneamente....